Publicações de fotos de uma adolescente em um perfil falso nas redes sociais mobilizou a polícia catarinense nesta sexta-feira (28), atrás dos responsáveis pelo uso indevido das imagens da moradora de São Miguel do Oeste, no Oeste catarinense. Os suspeitos, também menores de idade, foram rastreados pela investigação em cidades de SC e do RS.
Continua depois da publicidade
>Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
Segundo a Polícia Civil, um adolescente responsável por se apropriar das fotos e os demais encarregados por dar engajamento às publicações, por meio de comentários e compartilhamentos, não conheciam a jovem. No entanto, usavam as imagens dela em publicações difamatórias e injuriosas.
Sem passar detalhes sobre como eram as postagens, a polícia contou que foi procurada pelos pais da adolescente, quando relataram que a filha tinha sido exposta nas redes sociais por um perfil criado com imagens dela, não autorizadas.
> Homem é atropelado e arrastado por trem em Criciúma
Continua depois da publicidade
Ao ter conhecimento sobre os fatos, uma equipe Delegacia de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso (Dpcami) identificou a conta e rastreou o endereço por trás do perfil, bem como os responsáveis por interagir nas publicações. Todos os jovens responderão ato infracional de injúria e difamação.
Crime na internet
A Polícia Civil faz um alerta sobre o comportamento dos usuários da internet. Ações que violam a honra, o patrimônio ou mesmo a integridade física e psicológica de outras pessoas, sejam elas conhecidas ou não, serão caracterizadas como crime e consequente responsabilização penal. Em nota, a instituição escreveu:
“A utilização de perfis falsos ou mesmo o pretexto de se tratar de ‘brincadeira’ não isentam de responsabilidade aquelas pessoas que não se comprometem com uma navegação segura, e isso exige de todos um cuidado especial com a privacidade e a segurança de seus acessos, especialmente em redes sociais”.
Leia também
Criminosos mataram PM em bar de São Bento do Sul para roubar armas, diz investigação
Continua depois da publicidade
Lancha pega fogo em marina em Balneário Camboriú; vídeo
Bebê de 5 meses morre vítima da Covid-19 com 80% dos pulmões comprometidos
Florianópolis tem 14 escorpiões-amarelos achados em caixa de esgoto; 9 bairros registram casos