Começa nesta quinta-feira em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, a primeira edição do Fórum Mundial da Bicicleta. O evento, que termina dia 26, terá oficinas e palestras e vai acontecer na Usina do Gasômetro. A data marca um ano do atropelamento coletivo de ciclistas na capital gaúcha, no bairro Cidade Baixa, que mobilizou ciclistas e foi notícia no país inteiro.
Continua depois da publicidade
Segundo informações da Prefeitura, que apóia o projeto, os organizadores do fórum se identificam como moradores que utilizam bicicleta como meio de locomoção, lazer e de prática esportiva. Também participam empresários do setor. Na programação estão painéis sobre mobilidade urbana, incremento econômico, promoção do turismo e ciclismo de competição.
Entre os convidados estão o ativista norte-americano Chris Carlsson, fundador do movimento Massa Crítica, o diretor da Associação dos Ciclistas Urbanos de São Paulo (Cicliocidade), Thiago Benecchio, e a urbanista especialista em mobilidade Fiona Roy, da Inglaterra. A programação pode ser conferida no site do evento e todas as atividades são gratuitas.
Mudanças no trânsito
Continua depois da publicidade
Em reunião realizada na quarta, entre organizadores do evento e a Empresa de Trasporte Público e Circulação (EPTC) de Porto Alegre, ficaram definidas algumas alterações no trânsito durante o fórum. Uma ciclofaixa provisória será criada na Rua Sete de Setembro, no centro da cidade. Na Avenida Edvaldo Pereira Paiva haverá antecipação da interrupção de trânsito de veículos automotores.
Metade da área do estacionamento da Usina do Gasômetro será fechada, e agentes da EPTC e da Brigada Militar serão disponibilizados para escoltas de grupos que queiram pedalar a partir da Usina.
No sábado a EPTC também irá bloquear o trânsito na Rua José do Patrocínio, entre as ruas República e Alberto Torres. Esta é a data que marca um ano do episódio em que um grupo de ciclistas foi atropelado por um motorista durante manifestação do movimento Massa Crítica. A área será palco de ato em memória ao incidente, dentro da programação.
Continua depois da publicidade