Mesmo com o crescimento todos os anos da safra de milho no país, a logística ainda é um entrave no abastecimento das cadeias de carne suína e de frango. O tema foi destaque da 5ª edição do Fórum do Milho, realizada na tarde desta segunda-feira, na Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque.

Continua depois da publicidade

Enquanto 34% da produção de milho está no Centro-Oeste, o que representa a maior parte do que é plantado do grão no país, o Sul representa 66% da produção de suínos e 76% da produção de frango.

Os dados foram apresentados pelo analista de mercado Carlos Cogo. Conforme o especialista, a infraestrutura deficitária aliada gera um problema de logística para as indústrias dos setores de aves e suínos, que acabam tendo problemas nos custos para buscar milho no centro do país.

Segundo Cogo, hoje também existe uma evolução na segunda safra do milho, principalmente plantada no Centro-Oeste, que tem sido maior no inverno do que no verão.

– Hoje o produtor tem uma maior tecnologia na segunda safra – salienta.

Continua depois da publicidade

O especialista lembra que o país tem uma produção de milho de 76 milhões de toneladas que atende uma demanda de consumo de 52 milhões de toneladas. No entanto lembra que os estoques mundiais são os mais baixos dos últimos anos.