Muito mais do que uma competição internacional de vela. A The Ocean Race, maior regata transoceânica do planeta, carrega a bordo outro grande desafio: levar lições sobre sustentabilidade e preservação dos oceanos por onde passa. Falar sobre o assunto pode até parecer ser coisa de gente grande, mas em Itajaí os pequenos estão bem por dentro.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Itajaí e região direto no Whatsapp
Entre as atividades na Vila da Regata, o 3° Fórum Kids reuniu mais de 1,5 mil alunos da rede pública de ensino com atividades para debater o tema nesta semana.
– Eu já tinha aprendido antes, mas agora eu tô (sic) aprendendo mais ainda e vou tentar fazer a mesma coisa que eles me disseram que é importante fazer – conta Maria Vitória, aluna que participou do evento.
Escola de Vela é oportunidade para crianças e adolescentes de Itajaí
Continua depois da publicidade
Alunos dos quartos e sextos anos do ensino fundamental de 11 cidades da região visitaram os bastidores da regata, que abriu os portões mais cedo exclusivamente nos dias 12, 13 e 14 de abril para a visita. Os pequenos também vibraram com a apresentação do grupo Somos do Mar, que reúne teatro e performance de tecido acrobático.
– Traz o tema de uma forma mais leve, porque hoje a poluição plástica é um problema muito sério e abordar com as crianças de uma maneira lúdica e também leva uma mensagem de esperança para que eles saiam motivados pelo que precisa ser feito – destaca a engenheira ambiental e artista responsável pela peça teatral, Diulie Ane Tavares Carneiro.

A regata
Conhecida como a maior regata transoceânica do mundo, a The Ocean Race iniciou no dia 15 de janeiro, na cidade de Alicante, na Espanha. Até o meio do ano, os cinco times que participam da disputa darão uma volta ao redor do globo através dos oceanos. Ao todo, são 60 mil quilômetros de corrida, desafiando os atletas a demonstrarem habilidade, consistência e resistência diante aos contratempos e condições adversas do mar.
Confira a programação para curtir a Vila da Regata da The Ocean Race, em Itajaí
Itajaí é a única cidade da América Latina a receber uma etapa da regata. Na Vila da Regata, o visitante tem à disposição experiências imersivas que mostram ao público como é a vida no mar, e ainda, instruem sobre a importância da sustentabilidade e preservação do ecossistema marinho.
Continua depois da publicidade
Nesta edição, os visitantes ainda poderão conhecer de perto as novas versões dos barcos Imoca, que estão cada vez mais tecnológicos e rápidos, chegando a atingir uma velocidade de até 70 quilômetros por hora.
Página especial destaca outras notícias da The Ocean Race
A entrada na A Vila da Regata é gratuita e o espaço segue aberto segunda a sexta-feira, das 14h às 23h, e nos finais de semana e feriados, das 11h às 23h.
*Reportagem de Morgana Fernandes.
Leia também:
O cotidiano de Itajaí em 10 cliques
Conheça as equipes que disputam a regata na categoria Imoca
As culturas que se ligam pela regata The Ocean Race em Itajaí
Velejadores coletam dados dos oceanos durante a disputa da The Ocean Race