O Corpo de Bombeiros Militares de SC completou 90 anos de fundação. O Fórum CBN Diário desta quarta-feira (28) recebeu integrantes da corporação.

Continua depois da publicidade

Convidados:

– Tenente Coronel Helton de Souza Zeferino

– Major Cristiano Cardoso

– Sargento Jacymir Santos de Oliveira

Continua depois da publicidade

– Sargento Ricardo Nildo da Silva

Ouça:

Fundado em 26 de setembro de 1926 pelo então governador Antônio Henrique Bulcão Vianna, teve como primeiro comandante o tenente Valdomiro Ferraz de Jesus.

Suas primeiras atividades se notabilizaram no combate aos incêndios. Atribuições que foram se multiplicando ao longo dos anos. A instituição se especializou, adquiriu equipamentos e hoje é uma referência no combate ao fogo, no atendimento às vítimas de inundações, na assistência aos banhistas com mais de 1,6 mil guarda vidas, realização de ações de salvamento por terra, mar e ar, desdobrando-se em emergências. Enfim, uma corporação a proteger a cidadania.

Com 2.560 integrantes, os Bombeiros Militares se ressentem da carência de efetivo, drama agravado com aumento das aposentadorias. Foram mais de 300 só nos últimos dois anos, segundo o comandante, coronel Onir Mocelin. O real é pouco para atendimento de 132 unidades espalhadas pelo Estado, das quais, 109 com estrutura completa.

Fato novo está na integração entre os Bombeiros Militares e os Bombeiros Voluntários, estes outro magnífico exemplo de exercício da cidadania em dezenas de municípios. Atuam agora de forma convergente.

Continua depois da publicidade

São nove décadas em que os Bombeiros Militares conquistaram prestígio, admiração e profundo respeito da população catarinense.