A passagem de uma forte tempestade por cidades de Santa Catarina no fim de semana causou destruição e até mesmo alertas de possíveis tornados.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Em Frei Rogério, no Meio-Oeste de Santa Catarina, fortes ventos arrancaram árvores em uma propriedade rural a cerca de dois quilômetros do centro da cidade. Segundo o município, mais de 50 pinheiros caíram e algumas árvores como araucárias e eucaliptos foram quebradas ao meio com a força das rajadas.
O temporal ocorreu por volta do meio-dia desse domingo (3). Não havia residências próximas ao local. Além das árvores arrancadas, a tempestade causou estragos também em estradas do interior, que dão acesso a propriedades rurais.
O caso é tratado pelo município como um possível tornado. A Defesa Civil de Santa Catarina informou à reportagem que ainda investiga se o episódio foi mesmo um tornado.
Continua depois da publicidade
Além da situação registrada em Frei Rogério, outro possível tornado é investigado pela Defesa Civil do Estado em Praia Grande, no Sul do Estado. A tempestade ocorreu na tarde de sábado (2) e deixou uma casa destruída e árvores derrubadas na área rural do município.
O órgão municipal de proteção a desastres confirmou que a causa dos estragos teria sido um tornado, mas a Defesa Civil estadual ainda analisa o caso para confirmar a hipótese.
Veja vídeo do possível tornado em Frei Rogério
Imagens mostram árvores arrancadas com ventos (Vídeo: Grupo de Notícias de Curitibanos, Reprodução)
Caso sejam confirmados esses dois tornados, Santa Catarina chegaria a oito tornados registrados em pouco mais de um mês. Até o momento, o Estado já contabilizou seis ocorrências deste tipo em menos de um mês. Os tornados comprovados até o momento ocorreram entre 6 e 28 de novembro, nas cidades de: Cunha Porã, Tubarão, Itá, Urupema, Balneário Gaivota/Sombrio e Rio das Antas.
Continua depois da publicidade
Leia também
Reportagens especiais do NSC Total explicam por que SC lida com tantos extremos do clima
Enxurradas causam mortes e prejuízos em SC e se tornam maior desafio às cidades