As fortes chuvas que caem em Santa Catarina entre esta segunda-feira (7) e a próxima quarta (9) colocam toda a região litorânea em alerta para deslizamentos e alagamentos, segundo a Defesa Civil do Estado. De acordo com o órgão, também há risco para algumas cidades nos Planaltos Norte e Sul.

Continua depois da publicidade

> Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

No último aviso meteorológico divulgado pela Defesa Civil, as cidades da faixa litorânea de SC – do Litoral Norte ao Sul – aparecem em nível de atenção (em laranja no mapa) para desastres naturais. Ainda, segundo o órgão, os acumulados de chuva podem passar de 100mm. 

No restante do Estado, entre os Planaltos e o Oeste, há risco de temporais com raios, queda de granizo, fortes ventos e chuva intensa, embora menos volumosa do que a esperada para o Litoral. 

O risco para desastres naturais é moderado (em amarelo no mapa), o que também deixa a área em observação. 

Continua depois da publicidade

> Identificado casal de motociclistas morto em acidente na BR-101 em Balneário Camboriú

Em laranja, regiões com risco mais alto de desastres naturais
Em laranja no mapa, regiões com risco mais alto de desastres naturais (Foto: Defesa Civil)

Conforme a Epagri/Ciram, a previsão é de chuva persistente, com intensidade moderada a forte em alguns momentos, além de trovoadas isoladas e vento forte em todo o Estado durante esta segunda. 

De acordo com o meteorologista, Leandro Puchalski, as áreas de instabilidade e um centro de baixa pressão sobre o mar irão manter as nuvens carregadas ainda até a próxima quarta-feira, quando pode chover forte no Sul do Estado.

Cuidados

Durante as chuvas fortes, a recomendação, a Defesa Civil de SC recomenda que a população busque um local abrigado, longe de placas, árvores e poste de energia. Se estiver na praia, a orientação é que jamais se fique na água.

> Morte de ciclistas na BR-101 é tragédia anunciada

Nos locais abrigados, o mais seguro é ficar distante de janelas e desligar os aparelhos eletrônicos da tomada.

Continua depois da publicidade

Em caso de alagamentos, a Defesa Civil orienta que se evite contato com a água acumulada e que não dirija em pontos de alagamento ou em pontilhões e pontes submersas. A atenção em relação às crianças deve ser redobrada.

Leia também

Pai morre por Covid seis dias após perder a filha para a doença em Jaraguá do Sul

Aposentadoria dos ex-governadores de SC entra na pauta no STF; custo é de R$ 3 mi ao ano

Explosivo em banco mobiliza Bope na Serra de SC e força esvaziamento de prédios