A onda de calor que afeta o país, em especial a região central, deve chegar de maneira mais intensa a Santa Catarina nesta semana. As temperaturas máximas ficarão acima de 30°C, podendo se aproximar de 40°C em algumas regiões.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
De acordo com a previsão da Epagri/Ciram, a segunda-feira (9) deve ser de sol em boa parte do Estado, com aumento das nuvens, em especial no litoral. Já no Sul do Estado, há chance de chuva no final do dia por conta do deslocamento de uma frente fria no mar.
As temperaturas estarão elevadas, com máximas acima de 30°C. O vento, de Nordeste a Norte, deve ser fraco a moderado, com rajadas intensas no litoral, de 60 quilômetros por hora ou mais.
Entre terça (10) e quarta-feira (11), o sol deve predominar, com a presença de algumas nuvens, e a ocorrência de uma massa de ar seco e quente. Isso faz com que as temperaturas subam ainda mais, com máximas entre 34°C e 37°C.
Continua depois da publicidade
O vento se mantém de Nordeste a Norte, fraco a moderado, com rajadas intensas no litoral, de 60 quilômetros por hora ou mais.
Semana terá onda de calor e temperaturas perto de 40°C
Alerta da Defesa Civil para onda de calor e baixa umidade do ar
Neste domingo (8), a Defesa Civil emitiu um alerta válido entre o meio-dia de segunda-feira e as 20h de quinta-feira (12) em relação a uma onda de calor e baixa umidade relativa do ar que atingem o Estado.
O órgão explica que o vento do quadrante Noroeste/Norte transporta ar quente da porção central do Brasil, o que faz com que as temperaturas aumentem. As máximas devem ficar acima dos 30°C na maior parte do Estado e se aproximar dos 40°C no Grande Oeste e no Litoral Sul.
Continua depois da publicidade
Durante as madrugadas, os termômetros devem marcar mais de 20°C em alguns dias no interior catarinense. Esse aumento de temperatura se configura como uma onda de calor, aponta a Defesa Civil.
A redução da umidade relativa do ar ainda agrava a situação, e em algumas regiões pode ficar abaixo dos 20%, em especial no Oeste, onde o risco é alto para desidratação, insolação, agravamento de doenças cardiorrespiratórias e outros transtornos associados ao calor excessivo e a umidade baixa.
O Meio-Oeste, Planalto Norte, Alto Vale do Itajaí, Planalto Sul, boa parte do Litoral Sul, e uma pequena parcela do Litoral Norte, Médio Vale do Itajaí e Grande Florianópolis terão risco moderado. As demais áreas tem risco baixo para ocorrências.
A recomendação da Defesa Civil é evitar atividades físicas nesse período, ingerir bastante água, frutas e vegetais, umedecer o ambiente, usando vasilhas com água, toalhas ou roupas úmidas em alguns cômodos, e ainda limpar os olhos com algodão e água esterilizados para evitar problemas oculares.
Continua depois da publicidade
Alerta amarelo do Inmet
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também emitiu alerta em que avisa sobre o perigo potencial da onda de calor que atinge o país. O alerta vai deste domingo (8) até terça-feira (10) e compreende boa parte do Estado, com exceção do litoral e do Extremo Sul.
Há também alertas amarelos de baixa umidade entre este domingo e segunda-feira, de perigo potencial. Esses atingem mais a região Oeste, e se estendem para o Meio-Oeste, parte da Serra e o Planalto Norte.
Leia também
Municípios de SC ganharão 110 unidades básicas de saúde “modelo” por meio do Novo PAC
Cobra entre as mais venenosas do Brasil é achada em loja de Jaraguá do Sul