No Oeste de Santa Catarina, 58 pessoas deixaram suas casas em meio a alagamentos durante as fortes chuvas nesta segunda-feira (10). A região de Xanxerê é a mais afetada pelo temporal, com famílias desalojadas e desabrigadas, comunidades ilhadas, pontes danificadas e estradas bloqueadas.
Continua depois da publicidade
Receba notícias do DC via Telegram
De acordo com Luciano Peri, coordenador da Defesa Civil na regional de Xanxerê, pelo menos 12 dos 20 municípios da região foram afetados diretamente pela chuva dos últimos dois dias.
O município de Abelardo Luz está com 18 pessoas desabrigadas. Seis famílias precisaram ser retiradas pelas equipes da Defesa Civil e encaminhadas ao abrigo municipal, que está em funcionamento em uma escola.
Em Bom Jesus, mais 18 pessoas foram resgatadas e estão desalojadas. Segundo a Defesa Civil, as famílias buscaram abrigo na casa de parentes e não há moradores desabrigados. A cidade está com diversos pontos de alagamento.
Continua depois da publicidade
Chuva intensa pode causar deslizamentos em SC, alerta Epagri
São Lourenço do Oeste está com 22 pessoas desalojadas. Duas famílias ficaram ilhadas e precisaram de resgate para deixar as residências. A cidade ainda registrou dois deslizamentos de terra, alagamentos em várias áreas e rompimento de bueiros.
Já em Coronel Martins, o rio Feliciano transbordou em várias áreas da sua extensão. Comunidades ficaram isoladas e muitas pessoas foram afetadas pelos alagamentos.
Em Galvão, uma ponte pensil foi prejudicada e três residências foram alagadas. A cidade registrou diversos pontos de alagamento após acumular 107.4 mm de chuva em 24 horas, segundo dados da Defesa Civil Estadual.
Ouro Verde teve alamanetos em vários pontos e deslizamentos de terra no meio de vias públicas. As fortes chuvas levaram ao cancelamento das aulas em escolas no interior da cidade. Pelo levantamento da Defesa Civil, 250 pessoas foram afetadas diretamente pelo temporal.
Continua depois da publicidade
Morre bebê de 7 meses envolvido em acidente na BR-470 em Blumenau
No município de Ipuaçu, o deslizamento de terra próximo a SC-480 prejudicou o tráfego na rodovia. Equipes da Defesa Civil foram acionadas para limpar o trecho e desbloquear a via. Diversas famílias ficaram isoladas no interior no município e danos também foram causados às estradas e silos de silagem.
Em São Domingos, os alagamentos deixaram famílias isoladas e sem mobilidade para sair de casa. As informações sobre o município ainda são poucas, pois a Defesa Civil está com dificuldade de comunicação com as pessoas e equipes no local.
Jupiá também registrou danos em estradas e vias públicas. Com o alto fluxo de chuva, os bueiros foram danificados.
Leia também
Tarde de terror em SC termina com mãe morta e filho adolescente em fuga
Jovem suspeito de atirar na mãe diz que arma caiu e disparou