A viagem foi longa. Cerca de 400 quilômetros de Catarina, no sertão cearense, até Fortaleza, para onde Roquelina Chaves e os dois filhos foram apenas comprar adereços para a Copa do Mundo.
Continua depois da publicidade
– Quem não comprar verde e amarelo agora, logo vai ficar sem nada – garante a comerciante Angela Ferreira.
Mas estrangeiros que quiserem vibrar com sua seleção no calor do Ceará terão de trazer a caracterização de casa.
– Já chegaram procurando, mas não temos nada que não seja do Brasil – afirma o comerciante Thiago Barbosa.
Continua depois da publicidade
Torcida e recepção, entretanto, os gringos terão de sobra. Fortaleza é a segunda cidade que mais receberá estrangeiros no Mundial, segundo o Ministério do Turismo. A estimativa é de que 65.313 deles passem pela capital cearense. Apenas o Rio de Janeiro, sede da final, verá mais deles pelas ruas – 89.846.
Há rua em Fortaleza, inclusive, que será fechada para festa de alemães, entre 20 e 23 de junho, no bairro Aldeota, um dos mais nobres da cidade. Manfred Alexander Winkler faz questão de mostrar a autorização da prefeitura para a confraternização dos compatriotas.
– Antes, durante e depois do jogo contra a Gana, no dia 21, teremos festa com telões, banda ao vivo e manifestações culturais – anuncia o proprietário de um restaurante alemão “autêntico”, como ressalta.
Continua depois da publicidade
A alguns quilômetros dali, entretanto, estarão seus adversários na segunda rodada da fase de grupos. Sem Cabo Verde e Guiné-Bissau na Copa, os milhares de africanos que saíram desses países para estudar no Ceará serão ganeses e marfinenses por alguns instantes. A Copa Africana de Nações foi a oportunidade que tiveram para “inaugurar” o bar de um amigo que deverá concentrar africanos no bairro Cidade 2000.
– Colocamos telões lá e lotou de gente. Dá até pra matar a saudade um pouco. E não vai ser fácil pra Alemanha, não – acredita Luis Antônio Vera Cruz, 25 anos, que esteve no Castelão em 2013 para apoiar a Nigéria diante da Espanha (assim como fez a maior parte do estádio naquele 23 de junho).