Já reparou que quando uma marca experimenta um crescimento sólido e consistente, sua participação no mercado pode alcançar uma posição dominante e se tornar uma líder reconhecida? O Fort Atacadista, empresa do Grupo Pereira, leva isso a sério; tanto que planeja mais uma etapa da expansão de rede para ampliar a liderança em seu ramo de atuação – o atacarejo, segmento este em que foram pioneiros no estado – e repetir nos próximos anos o que já vem sendo conquistado há nada menos que seis anos consecutivos: o prêmio Top Of Mind.
Com 54 lojas distribuídas em sete estados brasileiros (Santa Catarina, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, São Paulo, Rio Grande do Sul e no Distrito Federal), o Fort Atacadista dobrou de tamanho nos últimos cinco anos. O plano estratégico atual inclui nova dobra, mas de olho em outras regiões. No último ano, a empresa abriu sua primeira unidade em São Paulo, na cidade de Jundiaí, e está prestes a inaugurar outra, ainda este ano, em Santos, no litoral paulista. No Rio Grande do Sul, Canoas já conta com a rede atacadista, enquanto Viamão e Caxias do Sul estão na lista de expansão, estreando suas operações ainda em 2023.
Continua depois da publicidade
— Acreditamos no país e nas regiões que escolhemos para atuar, e seguiremos batendo ano a ano nosso recorde de investimentos. Em 2023 serão aproximadamente R$ 700 milhões, gerando empregos e prosperidade nas comunidades onde estamos inseridos — afirma o Diretor de Negócios do Grupo Pereira, Lucas Pereira Santiago.
Reforço ao regionalismo
A adoção do posicionamento “O maior parceiro do catarinense” está alinhada à estratégia de apoiar as maiores iniciativas do Estado. O Fort Atacadista é o patrocinador oficial do Campeonato Catarinense de Futebol, além dos eventos da Federação Catarinense de Xadrez, da Oktoberfest, em Blumenau, da Festa do Pinhão, em Lages, e da Schlachtfest, em São Bento do Sul. Em Florianópolis, a empresa adotou o Largo da Alfândega e patrocina a Maratona Cultural, o Desfile das Escolas de Samba no Carnaval, o Berbigão do Boca e diversas outras ações culturais. Também foi confirmado o patrocínio à Camerata Florianópolis, além de promover inúmeras ações de responsabilidade social, como o tradicional Troco Solidário – iniciativa que já destinou mais de R$ 18 milhões beneficiando 593 instituições filantrópicas – e o projeto Limpeza dos Mares, que o Fort assina como patrocinador mantenedor há seis anos.
— Nós apostamos no envolvimento da nossa marca e cada evento é desenhado para criar uma conexão com os participantes. Temos conseguido êxito em traçar uma comunicação 360º e dar ainda mais peso a essas iniciativas — pontua o gerente de marketing do Fort Atacadista, Gustavo Petry Custódio.
Adega Premium e Trudy’s Restaurante
Primeira loja inaugurada na região da Grande Florianópolis, o Fort Atacadista Areias, em São José, passou por uma grande reforma e dentre as novidades está uma adega, com mais de 400 rótulos de vinhos, passando a ser a maior e mais completa adega da região e de um atacarejo.
Continua depois da publicidade
Outra novidade é que a loja de Areias é a primeira da rede em Santa Catarina a receber uma unidade do Restaurante Trudy’s, uma operação própria, com serviço de buffet, e pioneira para o segmento atacarejo em Santa Catarina. O nome é uma homenagem à saudosa “Dona Trude”, apelido carinhoso da matriarca da família Pereira, a Senhora Hiltrudes, uma das fundadoras do grupo, falecida em 2022, aos 92 anos.
Selo Age Friendly
O Grupo Pereira também é a primeira empresa de varejo do país a receber o selo Certified Age Friendly Employer (CAFE), concedido pela organização norte-americana Age Friendly Institute. A chancela atesta as boas práticas contra o etarismo. O quadro da companhia é composto por 18 mil colaboradores, sendo mais de 2 mil com idade entre 50 a 60+, o que representa 12% do total.