Já faz mais de vinte anos que a loja natural de Joinville, na região norte de Santa Catarina, assumiu o compromisso de levar aos clientes ofertas de produtos de qualidade a preços justos. Hoje, o Fort Atacadista desponta como a maior rede de varejo alimentar do Estado.

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Mas o sucesso do varejista não se resume apenas à rede de 32 lojas espalhadas em todas as regiões de Santa Catarina. São ações estratégicas, com foco na experiência do consumidor, que têm levado o Fort a conquistar seu lugar de destaque no mercado e na vida das pessoas.

— Santa Catarina é a terra do Fort Atacadista. A marca nasceu aqui, e este é um diferencial que nos permite conhecer os catarinenses de forma individual, entender as particularidades de cada região e adequar a operação e produtos das nossas lojas para atender suas necessidades — comenta João Pereira, vice-presidente comercial do Grupo Pereira.

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Qualidade, variedade e economia. Esses são os pilares que fazem com que o Fort Atacadista seja para os consumidores a marca mais lembrada na categoria supermercado atacadista. Aliando a praticidade com a eficiência, a rede de supermercados segue se modernizando e investindo na diferenciação de segmentos e categorias, como os perecíveis, além de hortifrútis selecionados, açougue com carne fresca e a presença de inúmeras marcas exclusivas com importação própria.

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— Temos cuidado com os aspectos e características de cada uma das regiões. E isso não se limita apenas às cidades. Também olhamos para os bairros em que estamos inseridos, levando sempre o que faz mais sentido para cada perfil de consumidor — explica Pereira.

A experiência do consumidor em primeiro lugar

Mas a preocupação com a qualidade e a variedade de produtos não são os únicos diferenciais do Fort. Nos últimos anos, a rede varejista investiu, principalmente, em inovação e tecnologia para melhorar a experiência dos clientes em suas lojas. Um exemplo disso é o cartão de crédito próprio do Fort Atacadista, o Vuon Card, lançado em fevereiro de 2019.

Com o cartão do Fort, o cliente possui diversos benefícios como, por exemplo, a possibilidade de pagar em até 40 dias após a compra. Além disso, o cartão possui outras vantagens como preços menores em produtos selecionados e a possibilidade de parcelamento.

— O Vuon Card está em plena expansão. Já são mais de 560 mil usuários e até o final de 2021, as transações vão superar R$1bilhão. O ticket médio dos clientes que usam o cartão é 50% maior, em média, do que os que usam outras opções de pagamento — reforça João Pereira.

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Além disso, a novidade que tem feito o Fort Atacadista se destacar ainda mais no mercado é o Delivery Fort, lançado em janeiro de 2021. Com a pandemia de covid-19, as pessoas passaram a consumir mais de maneira online e o delivery foi um dos segmentos que despontou nesse período. Agora, os clientes da rede podem realizar suas compras online, recebendo tudo em casa, sem complicação.

Com menos de um ano de operação, a cobertura de atendimento do delivery segue em expansão. Além das cidades da Grande Florianópolis que já eram atendidas pelo serviço desde foi lançado, a rede inaugurou em outubro o serviço nas cidades de Blumenau, Itajaí e Balneário Camboriú.

Outro destaque são as farmácias SempreFort, que também estão crescendo. Hoje, a rede de farmácias do Fort Atacadista já conta com nove lojas em Santa Catarina e planeja chegar a 50 lojas até 2025, estreitando suas operações em outros estados onde a bandeira do Fort já atua. A ideia da varejista é que todas as lojas da rede possuam uma unidade da farmácia SempreFort.

Compromisso com a sociedade

Para além das inovações e investimentos na experiência dos clientes, o Fort Atacadista também segue reafirmando seu compromisso com a sociedade. Mantendo-se fiel a seus valores e propósitos, a rede implementou iniciativas como o Troco Solidário que já beneficiou mais de 160 entidades.

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Já na área ambiental, a empresa desenvolveu um conjunto de ações para viabilizar a coleta de resíduos sólidos recicláveis e reaproveitar o material em ciclos produtivos, ou realizar uma destinação ambientalmente adequada. Todo o material coletado que for reciclável é doado para cooperativas locais, gerando benefícios econômicos e socioambientais.

Conexão para o futuro: investimentos e expansão

Aos poucos, com o avanços da vacinação de covid-19 e a gradual reabertura dos serviços, vemos as pessoas retomarem suas rotinas. Mesmo que o futuro de um mundo pós-pandêmico ainda seja uma incógnita para muitos especialistas, que ainda estão mensurando os impactos da pandemia na sociedade, os planos do Fort Atacadista começam a alçar voos maiores.

— Em 2021 vamos acumular um investimento de R$500 milhões em novas lojas, revitalizando e expandindo as operações nos estados de Santa Catarina, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal. Em 2022, a rede inicia seus negócios em São Paulo e Rio Grande do Sul, além de continuar expandindo para novos locais nos Estados em que já temos presença — conclui João Pereira.

Sua história aliada com seus valores fizeram da loja de Joinville uma potência do varejo alimentar. Aos poucos, vemos o Fort Atacadista não só se expandir como rede, mas também transformar a experiência dos consumidores nesse segmento de mercado. Um legado com mais de duas décadas que se consolida a cada ano.

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