A fórmula de cálculo da Tarifa de Coleta de Lixo (TCL) vai passar por mudanças no próximo ano, em Joinville. Com isso, o valor da coleta em unidades residenciais deve aumentar, em média, R$ 9,50 por mês em 2025.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Atualmente, o valor da tarifa é calculado por meio de uma fórmula que considera um percentual, com valor fixo de 0,55, multiplicado pelo Fator do Número de Passadas (FNP), Fator de Utilização do Imóvel (FUT), Fator de Agrupamento (FAG), Fator de Porte (FPO), Fator de Localização (FLOC), e Valor de Referência (VUR).

Valor da tarifa de coleta de lixo deve aumentar em Joinville

Na nova fórmula de cálculo, o número de passadas irá contemplar tanto os resíduos orgânicos quanto os recicláveis. Desde 2004, a coleta seletiva para resíduos recicláveis em Joinville nunca havia sido cobrada dos usuários, fator que a prefeitura de Joinville alega que gerou “um desequilíbrio financeiro”. Além disso, terá um aumento no percentual de multiplicação, que passará de 0,55 para 0,67.

Continua depois da publicidade

Segundo a prefeitura de Joinville, a mudança na fórmula ocorre pele falta da cobrança da coleta seletiva de recicláveis até então, e uma mudança feita pelo Governo Federal na Norma Regulamentadora 38 (NR 38), que define as regras de segurança dos trabalhadores que atuam na coleta. Essa mudança na norma, de acordo com a prefeitura, deve aumentar o custo operacional do serviço.

Os carnês para pagamento vão começar a ser entregues em 13 de janeiro de 2025. Em fevereiro, será o primeiro vencimento para o parcelamento em 12 vezes ou em parcela única, com desconto de 10%.

Joinville registrou aumento de recicláveis

O volume de materiais recicláveis aumentou em Joinville, de acordo com a prefeitura, passando de 5,4 mil cargas, em 2021, para 10,3 mil em 2024. Com isso, dobrou-se a equipe e aumentou em 55% a frota de caminhões destinados para este tipo de coleta.

O número de equipes de coleta de resíduos orgânicos também deve aumentar, passando de 50 para 62, e de caminhões, que passará de 23 para 28.

Continua depois da publicidade

Leia também

Joinville tem aumento na passagem de ônibus em 2025; veja valores

Empresa joinvilense anuncia nova aquisição com previsão de R$ 40 milhões de faturamento

Presente em mais de 130 municípios, 5G ainda representa 17% dos acessos à internet em SC