A Ford apresentou nesta quarta e quinta-feira, em Punta del Este (Uruguai), o New Fiesta Hatch 2012, uma versão esportiva e compacta do seu “irmão” sedã, lançado em dezembro de 2010. A intenção da marca é agregar maior tecnologia e segurança ao segmento de compactos premium, ao entregar para o consumidor final itens encontrados somente em categorias superiores. O compacto começa a ser vendido no Brasil ainda em outubro com tabela de preços entre R$ 48.950 e R$ 54.950.
Continua depois da publicidade
Entre os principais destaques deste novo xodó da fabricante norte-americana está o controle eletrônico de estabilidade e tração. O mecanismo atua junto ao freio ABS para manter a direção estável do veículo em situações imprevistas como inclinações ou derrapagens. Ainda no quesito segurança, o New Fiesta Hatch saiu na frente ao oferecer, em sua versão completa, um pacote com sete airbags, que inclui um exclusivo para a proteção do joelho do motorista em caso de colisão.
Já para quem aprecia novas tecnologias, esse hatch não deixa nada a desejar. Em sua versão de pacote intermediário, já vem equipado com o sistema multimídia Sync. Esse programa foi desenvolvido pela Ford em parceria com a Microsoft e traz comandos de voz em português, conexão bluetooth para celular e para dispositivos USB, iPod e MP3. Esse sistema inclui ainda uma tela LCD no painel e controles de áudio na direção.
A primeira impressão desse modelo é de um carrão. Isso fica por conta dos traços da carroceria que traz uma linha de cintura alta, que o deixa mais robusto. As lanternas de superfície trabalhadas assim como o aerofólio da cor do veículo também reforçam a esportividade.
O New Fiesta Hatch é produzido no México, mas debaixo do capô traz um motor brasileiro: um Sigma 1.6 flex e transmissão IB5 fabricado em Taubaté.
Continua depois da publicidade
*O repórter Róger Ruffato viajou a convite da Ford do Brasil