Para o Brasil, a nova Ford Ranger, totalmente remodelada, só estreia em 2023. Mas enquanto ela não chega, a linha de picapes, já intitulada como 22/23, acaba de ganhar uma versão mais “aventureira”. A FX4 chega às lojas por R$ 288.990, com visual que combina esportividade com elegância. Com ela, a Ford oferece 9 versões da picape.

Continua depois da publicidade

No design, se diferencia pela grade, faróis máscara escura e santantônio exclusivos e acabamentos em preto fosco e brilhante, além de adesivos alusivos à versão. Opcionais como snorkel e pneus lameiros também estão disponíveis. De série, são pneus mistos aro 18”.

No interior, tendo como referência a versão XLT, a FX4 se diferencia por detalhes de costura vermelha nos bancos de couro e aplique com acabamento escuro brilhante no painel volante e molduras das maçanetas.

Sob o capô, a nova versão e as demais receberam novidades para atender às novas regras de emissões: a adição de ureia por meio de Arla32, sem perder potência ou torque ao motor 3.2 turbodiesel de 200 cv, acoplado ao câmbio automático de seis velocidades e tração 4×4.

Ford Ranger FX4
Ford Ranger FX4 – (Foto: Ford )
Ford Ranger FX4
Ford Ranger FX4 – (Foto: Ford )
Ford Ranger FX4
Ford Ranger FX4 – (Foto: Ford )
Ford Ranger FX4
Ford Ranger FX4 – (Foto: Ford )

Continua depois da publicidade

Como está este mercado

Robustez, esportividade, desempenho no asfalto e no off-road, tecnologia, conforto, segurança e preço são apenas alguns dos quesitos avaliados na compra de um veículo. No caso das picapes, cabe ainda avaliar a capacidade de carga e para o que vai ser utilizada – trabalho, lazer, uso misto, aventura, etc.

As vendas das picapes crescem a cada ano e se multiplicam em opções. Se antes só haviam as compactas e grandes, o mercado se abriu para as médias – Fiat Toro, Ford Maverick e futuramente a Chevrolet Nova Montana e, em menor volume para a grandalhona RAM (e quem sabe Ford F150 e Chevrolet Silverado em breve).

Entre as grandes, ainda são esperadas a Landtrek da Peugeot e opções da Haval, marca da chinesa Great Wall, que desembarcam por aqui ainda este ano. Ou seja, trata-se de um segmento dinâmico e com a concorrência cada vez mais acirrada.

O comportamento de vendas das picapes grandes em Santa Catarina é parecido com o que acontece em nível nacional: a Toyota Hilux está consolidada na liderança. Só que em segundo vem firme a Ford Ranger, depois Chevrolet S10, Volkswagen Amarok, Nissan Frontier e Mitsubishi L200.

Continua depois da publicidade

Enquanto não lança sua nova geração, a Ranger diversifica a linha com opções de trabalho, outras mais esportivas ou sofisticadas, de uso urbano e/ou off-road, com bom nível de segurança e tecnologia.

Ranking de vendas em SC
Ranking de vendas em SC (Foto: Fonte: Fenabrave // * De janeiro à primeira semana de março)