A Ford convocou ontem proprietários de 166.460 veículos Ka, modelos 2008, 2009 e 2010, para um recall com o objetivo de inspecionar um componente do sistema elétrico chamado de chicote, sujeito a curto-circuito e a risco de incêndio. Os donos dos modelos devem procurar as concessionárias da marca a partir da próxima segunda-feira para realizar a inspeção gratuitamente ou agendar por telefone (veja quadro). Não há prazo determinado para a revisão dos componentes.
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O recall, segundo da Ford neste ano, representa 91% da frota do novo Ka, lançado em 2008. A assessoria de imprensa da companhia informou que os proprietários podem continuar utilizando os veículos normalmente antes de realizar a inspeção, que foi convocada depois de serem registrados problemas decorrentes de falhas no sistema de transmissão elétrica. A empresa, porém, não especificou quantos casos foram constatados e nem a gravidade dos problemas.
É o 19º recall da indústria automobilística em 2010. Desde 12 de janeiro, mais de 770 mil veículos já foram chamados às concessionárias para reparos. As convocações, porém, não preocupam o Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor do Ministério da Justiça. Segundo a porta-voz do órgão, Fernanda Klier da Silva, a Ford está tomando os procedimentos recomendados pelo Código de Defesa do Consumidor.
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– É positivo quando uma empresa reconhece que há defeito em seus produtos – avalia.
Especialista no segmento automotivo, o professor José Roberto Ferro credita a grande quantidade de recalls ao ambiente “altamente competitivo”.
– Os problemas, quando constatados, são consequência da pressão crescente por mais tecnologia e por menos preço. Pressão muitas vezes do próprio consumidor – afirma.
A advogada Polyanna Carlos da Silva, da ProTeste (associação de defesa do consumidor), considera o número de convocações preocupante.
– Está virando regra. Os carros deveriam sair de fábrica com qualidade que garantisse a segurança dos consumidores, mas a quantidade de recalls denota que está havendo uma falha no processo produtivo – diz.
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*Com agências
Cronologia de problemas |
12 DE JANEIRO |
Entre 12 de janeiro e ontem, foram registrados, no Departamento de Proteção de Defesa do Consumidor do Ministério da Justiça, 19 recalls de veículos, o que envolve 771.599 carros. Veja as principais campanhas: |
A Audi faz recall do Q5, devido a um problema no revestimento da coluna do lado em que o air bag é disparado. |
29 DE JANEIRO |
– A possibilidade de apagamento dos faróis leva a Peugeot Citroën ao recall de 13.739 modelos 307 CC e 307 SW. |
5 DE FEVEREIRO |
– 186.902 Fit são convocados pela Honda para reparos no interruptor de comando dos vidros elétricos. |
10 DE FEVEREIRO |
– Problemas no rolamento das rodas traseiras motivam o recall de 210.619 novo Gol e Voyage, da Volkswagen. |
24 DE FEVEREIRO |
– 322 modelos XC60, da Volvo, são convocados. O problema é a possibilidade de desprendimento dos cintos de segurança do motorista e do passageiro dianteiro. |
12 DE MARÇO |
– A Fiat detecta o risco de quebra do cubo da roda traseira e soltura da roda em 52.474 modelos Fiat Stilo. E a Nissan convoca 10.624 Frontier, devido à possibilidade de soltura da junta da coluna com a caixa de direção. |
31 DE MARÇO |
– O risco de perda de torque dos parafusos de fixação da válvula de controle da entrada de ar no motor leva a Mitsubishi a reparos em 5.436 Pajero TR4 Flex. |
1º DE ABRIL |
– O recall da Peugeot Citroën abrange 226 Peugeot 207. Motivo: problemas na tubulação de alimentação de combustível de partida a frio. |
9 DE ABRIL |
– Em uma nova campanha, a Peugeot Citroën anuncia reparos em 6.215 modelos C4 Hatch e Pallas, devido à rigidez da direção no caso de manobra de evasão de emergência. |
28 DE ABRIL |
– O recall do novo Fusion, da Ford, deve-se a variações na produção do mecanismo reclinador do encosto do assento dianteiro direito. São 861 carros. |
4 DE MAIO |
– A Toyota faz recall de 117.216 modelos da nova geração do Corolla. Motivo: colocação do tapete genuíno. |
21 DE MAIO |
– Problemas no chicote elétrico motivam campanha para 166.460 modelos do novo Ka, da Ford. |