Forças leais ao presidente do Iêmen retomaram o controle de Zinjibar, capital da província de Abyan (sul), que estava sob controle dos rebeldes xiitas huthis, informaram neste domingo fontes militares.
Continua depois da publicidade
As forças do governo lançaram a ofensiva em Zinjibar a partir de Áden, a grande cidade do sul do Iêmen a 50 km de distância, apoiadas pela aviação da coalizão árabe liderada pela Arábia Saudita.
As forças legalistas ocuparam as posições da 15ª Brigada do Exército, cujos oficiais se aliaram aos huthis e, em seguida, entraram em Zinjibar.
Esta é a terceira vitória consecutiva das forças leais após a retomada de Áden, em meados de julho, e da província de Lahj e sua capital, Al-Huta.
No final de 2014, os huthis, apoiados pelo Irã e oficiais militares leais ao ex-presidente Ali Abdallah Saleh, avançaram em direção ao sul.
Continua depois da publicidade
Em março, chegaram a Áden, obrigando a fugir para a Arábia Saudita o presidente Abed Rabbo Mansour Hadi.
Neste domingo, as forças leais equipadas com blindados entregues pela coalizão, reforçaram as suas posições em Zinjibar, segundo as fontes.
Desde o início do conflito, há quatro meses, mais de 4.000 pessoas, a metade delas civis, morreram, de acordo com estimativas da ONU.
* AFP