Forças leais ao presidente do Iêmen afirmaram nesta segunda-feira ter tomado o controle de toda a província de Abyan, no sul do país, depois de arrebatar a capital da província, Zinjibar, dos rebeldes xiitas durante o fim de semana.
Continua depois da publicidade
Tropas leais ao presidente Abd Rabo Mansur Hadi, atualmente refugiado na Arábia Saudita, conseguiram repelir os rebeldes huthis em Loder, última cidade que continuavam controlando na província de Abyane, disseram à AFP dois comandos militares.
“Abyane está agora totalmente livre”, afirmou um de seus funcionários.
Não foi possível contatar os porta-vozes dos rebeldes xiitas para confirmar se efetivamente as milícias perderam suas posições na cidade.
Nas últimas 24 horas, 16 combatentes das milícias que apoiam o governo morreram e dezenas ficaram feridos por minas plantadas pelos rebeldes xiitas em sua retirada, informou à AFP uma fonte médica.
Continua depois da publicidade
Neste domingo, tropas leais ao governo já tinham assegurado em Zinjibar, capital de Abyan, apoiados pela coalizão internacional liderada pela vizinha Arábia Saudita.
O bando leal ao governo diz controlar as províncias de Áden, Lahj, Daleh e Abyan, situadas no sul do país.
Os huthis, por sua vez, controlam a capital, Sanaa, tomada no ano passado, e vastos territórios do norte do país, onde fica Sadá, localidade situada nas montanhas onde mantêm seu centro de operações.
Segundo a ONU, a guerra no Iêmen deixou cerca de 4.000 mortos, a metade, civis, nos últimos meses.
* AFP