As forças do regime sírio entraram nesta sexta-feira na cidade de Mayadine, um dos últimos redutos do grupo extremista Estado Islâmico (EI) na Síria, anunciou o Observatório Sírio para os Direitos Humanos (OSDH).

Continua depois da publicidade

“Com o apoio da aviação russa, as forças do regime entraram em Mayadine e controlam os edifícios no oeste da cidade”, informou o diretor do OSDH, Rami Abdel Rahmane, à AFP.

O EI controla desde 2014 Mayadine, localizada na província petrolífera de Deir Ezzor, na margem oeste do rio Eufrates, a cerca de 40 quilômetros ao sul de Deir Ezzor, onde a organização extremista ainda está presente em vários distritos.

Os extremistas ainda controlam mais da metade da província de Deir Ezzor, e duas ofensivas distintas estão em andamento para derrotá-los.

Continua depois da publicidade

De um lado, as forças do regime avançam rapidamente na parte oeste em direção ao Eufrates graças ao apoio da aviação russa. Do outro, uma aliança de combatentes curdos e árabes apoiados por Washington, as Forças Democráticas Sírias (FDS), está combate no lado leste do rio.

* AFP