A principal rota de abastecimento do grupo Estado Islâmico (EI) a partir da Turquia ficou bloqueada depois que forças curdas e árabes cercaram completamente a cidade de Manbij, afirmou nesta sexta-feira o Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH).

Continua depois da publicidade

“A estrada entre Manbij e a fronteira turca foi bloqueada nesta manhã pelas Forças Democráticas Sírias (FDS)”, uma coalizão de curdos e árabes apoiada pelos Estados Unidos, disse à AFP Rami Abdel Rahman, diretor do OSDH.

Manbij era o cruzamento estratégico na principal rota de abastecimento do EI entre Turquia e Raqa (norte), capital de fato dos jihadistas na Síria.

O Estado Islâmico controla ainda uma faixa da fronteira com a Turquia e rotas secundárias, de acesso mais difícil e perigoso, acrescentou Abdel Rahman.

“As FDS ocuparam nesta manhã a última estrada que une Manbij com a passagem fronteiriça de Al Rai, do lado noroeste”, disse.

Continua depois da publicidade

Nos últimos dias, as FDS conseguiram bloquear a rota entre Manbij e a passagem de Jarablos, mais ao norte, pela qual transitavam combatentes, armas e dinheiro destinados ao EI.

* AFP