As forças azeris e armênias travaram um intenso combate na noite de sexta-feira e o confronto prosseguia neste sábado na fronteira de Nagorno Karabakh, república situada na Transcaucásia, anunciaram Bacu e Yerevan.

Continua depois da publicidade

Segundo os armênios, o Azerbaijão lançou na sexta-feira um ataque intenso na fronteira de Nagorno Karabakh, com tanques, artilharia e helicópteros, e as forças separatistas (de Nagorno Karabakh, apoiadas pela Armênia) abateram um helicóptero e causaram importantes perdas ao inimigo.

O Azerbaijão desmentiu imediatamente esta versão, assegurando que nenhum helicóptero foi derrubd e que suas fronteiras se limitaram a responder a um ataque armênio.

Os confrontos prosseguiam neste sábado nas regiões de Jojavend-Fizuli y Agdere-Terter-Agdam, segundo Baku.

Por sua parte, os armênios asseguraram que um menino de 12 anos foi morto por disparos da artilharia azeri em uma aldeia próxima da frnteira.

Continua depois da publicidade

Nagorno Karabakh é uma região situada no Azerbaijão, povoada, na época da União Soviética, por uma maioria armênia.

No início dos anos 1990, os separatistas armênios, apoiados por Yerevan, assumiram o controle da zona em uma guerra que deixou cerca de 30.000 mortos.

Em 1994, um cessar-fogo pôs fim ao conflito, mas não resolveu o problema.

Apesar de as escaramuças serem frequentes na fronteira, os combates desta sexta e sábado parecem de maior envergadura que as habituais trocas de tiros.

* AFP