As Forças Armadas vão atuar na segurança dos três grandes eventos que ocorrerão no país nos próximos dois anos. Conforme a Portaria 2.221, do Ministério da Defesa, publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira, a Marinha, o Exército e a Aeronáutica vão atuar na segurança em áreas consideradas estratégicas durante a visita do papa Bento XVI e da Copa das Confederações, em 2013, e da Copa do Mundo, em 2014.

Continua depois da publicidade

A portaria autoriza as Forças Armadas a exercer atividades temporárias no controle do espaço aéreo, marítimo, fluvial e portuário, na segurança e defesa cibernética, além da fiscalização de atos de terrorismo, controle de explosivos e de armas químicas, biológicas, radiológicas e nucleares. Os militares também apoiarão a Polícia Federal (PF) no controle do embarque e desembarque de passageiros em todo o país e no policiamento do trânsito nas cidades e nas estradas.

Jornada Mundial da Juventude deve reunir 4 milhões de jovens no Rio em 2013

As cidades de Brasília, Cuiabá, Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Natal, Salvador, Recife e Manaus serão a referência para a área de defesa nos três eventos. O primeiro deles será a Copa das Confederações, que ocorrerá de 15 a 30 de junho de 2013, com a participação de quatro campeões mundiais: Brasil, Espanha, Itália e Uruguai.

Um mês depois da Copa das Confederações, o Rio receberá, de 23 a 28 de julho, a Jornada Mundial da Juventude, um grande encontro internacional de jovens católicos que ocorre a cada dois ou três anos. O papa Bento XVI participará do evento, que deve reunir 4 milhões de pessoas em cinco dias. O último grande evento é a Copa do Mundo, que será realizada de 12 de junho a 13 de julho de 2014, em 12 cidades-sede.

Continua depois da publicidade