Começou na manhã desta segunda-feira a série de vistorias em casas noturnas e de festas em Blumenau. A força-tarefa montada por integrantes do Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Polícia Militar, Defesa Civil e fiscais da prefeitura vão vistoriar quatro casas noturnas nesta segunda e outras quatro na terça-feira.
Continua depois da publicidade
O primeiro local a ser fiscalizado foi o Subtenentes, no Bairro Garcia. O clube com capacidade para 800 pessoas teve quatro apontamentos que precisam ser adequados à legislação: ampliação do espaço de circulação de mesas e cadeiras; redução da altura das luzes de emergência, que estão acima de 2,30 metros; destaque da sinalização das portas de evacuação e implantação de corrimãos.
Segundo o presidente do Sub, Adriano Alves de Oliveira, a casa será readequada até sábado, para quando está programada a próxima festa. Mesmo não previstas na lei, a força-tarefa também fez outras recomendações de segurança à casa, como a readequação dos desníveis do piso. Conforme Oliveira, o problema será corrigido com o tempo.
Na Expresso, também foram feitas recomendações para melhorar a segurança. Entre elas, aumentar a altura de uma porta de saída de 2m para 2,10m e trocar os estofamentos e cortinas por materiais anti-chamas.
A modificação na porta foi feita enquanto os integrantes da força-tarefa ainda estavam no local. A casa também fará a troca de parte dos estofamentos e cortinas por anti-chamas. Outra parte será removida. Também serão feitas modificações na entrada, com colocação de escada ou rampa.
Continua depois da publicidade
A força-tarefa também estará no The Basement e no Obs à tarde. Na terça-feira, serão fiscalizados Rivage, Nova Aurora, ABCelesc e Nova Blumenau.