Uma força-tarefa, em parceria com os governos estadual e federal, será criada para agilizar a reconstrução das cidades atingidas pelas chuvas em Santa Catarina. O anúncio foi feito pelo ministro chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, durante reunião com prefeitos em Blumenau na manhã deste sábado (21).

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

O encontro foi organizado por três associações de municípios (Amve, Amfri e Amavi) com o objetivo de discutir medidas emergenciais para os municípios que sofreram danos em decorrência das chuvas intensas. Conforme o último balanço da Defesa Civil, 153 municípios decretaram situação de emergência e quatro decretaram calamidade pública: Rio do Sul, Taió, Rio do Oeste e Laurentino. Os prejuízos giram em torno de R$ 1.195.727.260,11.

— A prioridade do Planalto é a resposta federal às tragédias em função das chuvas em Santa Catarina. Estamos aqui em parceria com o Governo do Estado e com os municípios nesse momento difícil. Vamos fazer uma força-tarefa para agilizar a reconstrução das cidades e garantir os recursos federais para o Estado. Foi um dia para ouvirmos todas as demandas e poder articular essa ajuda com os ministérios e com o Congresso Nacional — diz o ministro.

El Niño traz risco de novos eventos climáticos extremos a SC em novembro

Continua depois da publicidade

O governador Jorginho Mello (PL) também participou do encontro e destacou que a situação ainda é delicada. Isto porque, apesar da trégua da chuva, muitas cidades seguem embaixo d’água.

— Ontem (sexta-feira) estive em Três Barras e percorri alguns bairros e um abrigo da cidade onde estão 400 pessoas. Ainda temos muito o que fazer, mas destaco aqui a ação efetiva das nossas forças de segurança quanto ao alerta das chuvas e a pronta resposta. O governo do Estado alertou os moradores evitando que a situação se agravasse e durante as chuvas agiu rapidamente […]. Queremos deixar tudo claro para que os gestores possam realizar os planos de ação de forma correta e assim receberem os recursos rapidamente. Somos um povo que não se entrega e tenho certeza que, em breve, vamos ter nossas cidades restabelecidas — enfatiza.

Segundo o governo estadual, a Assistência Social irá promover na segunda-feira (23) uma capacitação para orientar os municípios como buscar recursos federais que possam auxiliar na reconstrução após os períodos de chuva.

Também participaram do encontro deste sábado o secretário de Estado da Proteção e Defesa Civil, Armando Schroeder; o comandante-geral do CBMSC, Fabiano de Souza; a secretária de Estado da Saúde; Carmen Zanotto; e a secretária-adjunta de Estado da Educação, Patrícia Lueders; prefeitos e coordenadores das Defesas Civis das 53 cidades que compõem a Associação dos Municípios do Vale Europeu (Amve), Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (Amfri) e Associação dos Municípios do Alto Vale do Itajaí (Amavi).

Continua depois da publicidade

Veja imagens aéreas de Blumenau na sexta-feira (13)

Leia também

Super El Niño em SC? Especialistas apontam mês mais chuvoso para o Estado em 2023

Infográfico: Como os fenômenos climáticos El Niño e La Niña influenciam o tempo