A força-tarefa de fiscalização de casas noturnas e outros locais de reunião de público em Blumenau interditou mais um local nesta quarta-feira. A Sociedade Palmeiras, que fica no Bairro Itoupava Central, foi fechada por apresentar irregularidades nas saídas de emergência, problemas de documentação e falta de alvará sanitário e da Polícia Civil.

Continua depois da publicidade

Até que seja regularizada a situação, o local ficará interditado. Os responsáveis pela associação afirmaram aos integrantes da força-tarefa que pretendem buscar a regularização nos próximos dias.

A programação da tarde desta quarta-feira ainda será definida pelos bombeiros.

Outras ações

Continua depois da publicidade

A operação do Corpo de Bombeiros, polícias Civil e Militar, Vigilância Sanitária e Defesa Civil interditou nesta terça-feira outras três associações de Blumenau. A vistoria começou às 9h e as associações Nova Aurora, ABE Celesc e a Nova Blumenau foram interditadas por não cumprirem com o projeto aprovado pelo Corpo de Bombeiros.

Segundo o comandante Júlio Cesar da Silva, a Associação da Celesc, no Bairro Salto, apresenta carga de incêndio alta, ou seja, há muito material que pode propagar as chamas, como papelão no forro. A falta de sinalização nas saídas de emergência e o forro da edificação de PVC, material altamente inflamável, também foram problemas sinalizados pelos fiscais.

Outro local que foi interditado foi a Sociedade Recreativa e Cultural Nova Blumenau, localizada no Salto do Norte. De acordo com o comandante, o clube apresenta preventivo de incêndio razoável.

Continua depois da publicidade

– O problema está no alvará de localização. Os fiscais do Corpo de Bombeiros constataram que se o clube quiser colocar 1,5 mil pessoas lá dentro, eles vão precisar aumentar a saída de emergência. Caso contrário, terão de reduzir a capacidade de pessoas dentro do local – afirma o comandante.

O Clube Esportivo Recreativo Nova Aurora, situado no Fidélis, apresentou problemas de alvarás de outro órgãos, segundo o comandante. Em relação ao preventivo de incêndio, o projeto que foi aprovado pelos bombeiros não está de acordo, e o clube vai precisar se adequar, segundo Silva.

Até quinta-feira, a força-tarefa deve fiscalizar 14 estabelecimentos. Após o Carnaval, a equipe vai retornar para verificar as casas durante à noite.

Continua depois da publicidade

CONTRAPONTO

O que diz a diretoria do Clube Esportivo Recreativo Nova Aurora:

A diretoria se reuniu na tarde desta terça-feira e as adequações sugeridas pelo Corpo de Bombeiros começam a ser feitas a partir de quarta. O serviço já foi contratado e o lugar atenderá às normas o mais rápido possível.

O que diz o proprietário da Sociedade Recreativa e Cultural Nova Blumenau, Germano Apetz:

São poucas as modificações que temos que fazer. Vamos começar a procurar quem faça o serviço na quarta-feira e devemos concluir a colocação da quarta porta do estabelecimento em torno de 20 dias.

O que diz o presidente da ABECelesc, Sérgio Maurício Jansen:

Temos 15 dias para regulamentar a situação e já começamos a nos adequar nesta terça-feira. A vistoria é boa, pois não deixa os estabelecimentos acomodados e fora das normas, o que pode acabar em uma tragédia como a que ocorreu em Santa Maria. A casa, provavelmente, ficará fechada neste fim de semana, já que não haverá tempo para concluir as solicitações.

Continua depois da publicidade