Neste domingo a prefeitura de Florianópolis completa quatro dias de operações emergenciais os bairros da cidade que tiveram danos causados pelo temporal que atingiu o Estado na última semana. Conforme dados parciais repassados pela própria prefeitura, até o momento ao menos 80 ruas em pelo menos 11 bairros já foram limpas.

Continua depois da publicidade

Até agora, se estima que 350 toneladas de resíduos, como entulhos, móveis e restos de vegetação, já foram retiradas das ruas e acostamentos dos bairros Rio Tavares, Campeche, Lagoa da Conceição, Barra da Lagoa, Pantanal, Costeira, Itacorubi, Santa Mônica, Monte Verde, Vargem Pequena e Ratones.

Entre os recursos usados, estão mil metros cúbicos de bica corrida, também conhecido como brita, 250 toneladas de asfalto, 100 equipamentos diversos usados em limpeza e desobstrução de praias, ruas, galerias e valas, 10 hidrojatos, usados na drenagem de ruas e casas alagadas. A limpeza emergencial, conforme o poder público, já passou por todos os principais balneários da Ilha. Nesta segunda-feira, a região de Ponta das Canas e da praia Brava também receberão equipes que vão atuar na recuperação necessária.

Conforme o diretor de Operações, Ricardo Leal, ainda há muito a ser feito ao longo desta semana para recuperar o padrão de limpeza da cidade. Ele estima que, ao final, serão recolhidas 500 toneladas de resíduos volumosos.

Doações são entregues em bairros atingidos pela chuva

Continua depois da publicidade

Desde quinta-feira a prefeitura, por meio da rede solidária Somar Floripa e também da Defesa Civil e Secretaria de Assistência Social, arrecada donativos para os atingidos pelas chuvas. Até o momento, parte das doações já foi entregue para a população, mas o atendimento e cadastramento das necessidades segue na próxima semana. Foram distribuídos, até este domingo,500 colchões, 700 kits de roupa, cestas básicas, material de limpeza e de higiene.