A Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) lançou uma força-tarefa de fiscalização e controle de perdas de água em Florianópolis nesta segunda-feira. O trabalho está sendo realizado com o auxílio de uma empresa contratada somando 12 equipes. Só nesse primeiro dia foram efetuados 266 cortes em imóveis com ligações irregulares. Dos infratores, além de multa por violação de aproximadamente R$ 250, é cobrado o valor de seis meses de consumo estimado.

Continua depois da publicidade

Conforme a Casan, 220 desses clientes não estavam pagando água e outros 46 fraudaram o relógio. “Eles já tinham tido a água cortada e, ao violarem o lacre, voltavam a utilizar água com custo zero”, informou a assessoria de comunicação à reportagem. Juntos, esses 266 imóveis acabavam aumentando as chamadas "perdas", pois consumiam água sem pagar, além de desrespeitarem o uso consciente de água, enquanto que os clientes que pagam em dia e corretamente têm de economizar para pagar menos.

O trabalho de fiscalização iniciou pela conferência de ligações que já foram cortadas e, portanto, não deveriam estar religadas sem autorização da empresa, o que constitui crime. Conforme o gerente Comercial da Superintendência Regional Metropolitana, Vinícius Ferreira, a Casan estima que, até o fim da operação, sejam realizados mais de 1.670 cortes de uso irregular de água.

Para confirmar as ligações, os técnicos estão usando geofone, um equipamento que “escuta” a passagem da água. Ainda, equipes de cadastro se incorporam à varredura para verificar clientes com ligação de esgoto disponível, mas não faturada. A fiscalização e o corte também objetivam reduzir os índices de perdas de água por fraudes nos hidrômetros, ligações clandestinas e inadimplência.

Cronograma de Fiscalização

Segunda-feira, dia 6: Jardim Atlântico, Estreito, Capoeiras e Coloninha

Continua depois da publicidade

Terça-feira, dia 7: Jardim Atlântico, Estreito, Capoeiras, Coloninha, Abrãao, Capoeiras, Itaguaçu e Bom Abrigo

Quarta-feira, dia 8: Centro, Prainha, Agronômica, Trindade, Saco dos Limões, Carvoeira, Saco Grande, José Mendes e Pantanal

Quinta-feira, dia 9: Pantanal, Saco dos Limões, Córrego Grande, Santa Mônica, Trindade, José Mendes, Centro, Costeira, Pantanal, Itacorubi e João Paulo.