A tropa da Força Nacional de Segurança já está em Florianópolis para atuar no Congresso Técnico da Fifa, no Costão do Santinho, que ocorre no Norte da Ilha, na próxima semana. Na tarde desta sexta, a presidente Dilma Rousseff autorizou também que as Forças Armadas – Exército, Marinha e Aeronáutica – atuem na segurança do evento.
Continua depois da publicidade
Segundo o Secretário de Segurança Pública e Defesa do Cidadão, César Grubba, a Força Nacional chegou à cidade na noite de quinta-feira. A SSP e o Comdando-Geral da Polícia Militar mantêm sigilo sobre o número de homens enviados ao Estado e sobre a localização da tropa. O Ministério da Justiça também não informou detalhes da operação.
A Força Nacional é uma das 13 entidades que farão a segurança do evento, a partir deste domingo. Atuará ao lado das polícias Militar, Civil, Federal, Militar Rodoviária e Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros, Instituto Geral de Perícias, Marinha, Exército, Aeronáutica, Agência Brasileira de Inteligência e Guarda Municipal de Florianópolis.
Os 32 técnicos, comissões técnicas, dirigentes da Fifa e personalidades terão tratamento especial na capital, pelo menos até sexta-feira. Eles trabalham sob orientações da SSP e da Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos, do Ministério da Justiça. Esta é a operação que movimenta maior número de órgãos de segurança já feita no Estado.
Continua depois da publicidade
Uma vez no Estado, a tropa da Força Nacional atua sob as ordens do Comando-Geral da Polícia Militar.
– A Polícia Militar começou a elaborar ações de preparação para atuar no evento desde o dia 7. Eu já os recebi (a Força Nacional) e vão ser empregados a partir de domingo – explica Marcineiro.
A vinda da tropa foi autorizada pelo ministro da Justiça José Eduardo Cardozo para trabalhar de terça a sexta-feira em Florianópolis, mas o prazo pode ser prorrogado. Segundo a portaria do ministério, publicada no Diário Oficial da União, a Força Nacional vem para “controle de tumultos e distúrbios civis, escolta e segurança aproximada dos Membros do Comitê Executivo da Fifa”.
Esta é a segunda vez em um ano que a Força Nacional é enviada a Santa Catarina. Em fevereiro do ano passado, cerca de 350 homens foram enviados para ajudar a conter a onda de atentados. Eles ficaram por três meses no Estado.
Continua depois da publicidade
Durante a tarde desta sexta-feira, integrantes da Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos, Polícia Militar e Guarda Municipal foram vistos no Costão do Santinho Resort.