O tempo passou e nossos desbravadores, descendentes de imigrantes italianos que aqui chegaram por volta de 1913, já se foram, deixando para nós lições de fé, esperança e de como prosperar através do trabalho árduo. Foram tempos difíceis. Um ovo de galinha era almoço para três pessoas. Tempos em que a fé sustentava a esperança de conquistas travadas de Sol a Sol com a certeza de estar caminhando na direção certa e que o futuro seria a prova concreta de todo aquele trabalho, sofrido e solitário, pois a mãe pátria já os tinham esquecidos.
Continua depois da publicidade
A primeira igreja, depois a escola, a bodega, o hospital, o clube e assim sucessivamente outras conquistas vieram contemplar todo aquele esforço empreendido no início de nossa colonização italiana. Cem anos se passaram e os filhos, netos, bisnetos e até tataranetos continuam a saga de seus genitores na esperança continuar o amplo trabalho. Hoje Turvo está transformado, lindo como nunca e o progresso veio para ficar.
É, minha cidade, hoje o Sol se põe e eu já não consigo mais vê-lo, pois em sua frente está um edifício construído por profissionais que esta terra produziu. Eles orgulham a todos nós. A estrada da roça já tem asfalto. No lugar do campo de futebol, uma roça de arroz. Nosso colono agora é chamado de empresário rural. O comércio é moderno, nossas indústrias se expandem. Quantas mudanças, quantas conquistas e vitórias do povo trabalhador.
Assim Turvo segue sua história, sempre coroada pelo sucesso implantando deste o início de nossa colonização. Esperamos travar sempre uma nova batalha em prol do desenvolvimento.
Fala do prefeito
Continua depois da publicidade
-Turvo é constituída de um povo trabalhador e empreendedor – Ronaldo Carlessi
Saiba mais
População:12.001 habitantes
Localização: Sul, a 47 km de Criciúma
Área: 233,70 quilômetros quadrados
Emancipação: 30/12/1948
Características: destaca-se pela cultura de arroz, milho e fumo
Atrativos: turismo rural, ecológico e religioso
Particularidades: município é considerado a Capital da Mecanização Agrícola e do Arroz Curiosidades: em 1913, o imigrante italiano Antônio Bez Batti, vindo de Urussanga, instalase com sua família próximo a um rio de águas turvas. Ele então, passa a chamar aquela região de “Turbo”, que significa turvo em língua veneta
Pontos turísticos: Museu Antônio Bez Batti, Caminho dos Cânions, Capela de Madre Gertrudes, Capela de São Peregrino, Igreja Matriz e Morro Pelado