Um homem condenado por participação nos ataques de 8 de janeiro de 2023 em Brasília foi preso nesta segunda-feira (18) na Argentina. Wellington Luiz Firmino teria sido detido quando tentava fugir para o Chile, em Jujuy, na região Noroeste do país. A informação foi publicada pelo jornal Folha de S.Paulo.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Com esse caso, chega a três o número de condenados pelos atos de 8 de janeiro que fugiram para a Argentina e foram capturados.

Segundo informações da Folha, Firmino estava em uma moto e teria tentado escapar de um posto de fronteira. Ele foi detido e levado a uma das unidades após a identificação de que havia uma ordem de captura contra ele.

Os 61 foragidos ligados ao 8 de janeiro que teriam fugido para a Argentina foram alvos de mandados de prisão expedidos pela 3ª Vara Federal da Justiça da Argentina. Na semana passada, dois deles já haviam sido detidos.

Continua depois da publicidade

Firmino foi condenado em março deste ano a 17 anos de prisão no Brasil. Ele publicou vídeos nas redes sociais após ser detido. Em sua defesa, disse que “ter opinião não deveria levar ninguém preso” e que a ordem de prisão por parte do STF teria sido dada sem base em provas.

Firmino é de Sorocaba (SP) e se filmou em cima da torre do Congresso Nacional no dia dos atos golpistas de janeiro de 2023. Ele foi condenado pelos crimes de abolição ao Estado democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa e deterioração de patrimônio tombado. Em 2024, pediu asilo na Argentina.

Os foragidos capturados devem passar por audiências com juiz na Argentina para decidir sobre eventual extradição.

Leia também

Ataque explode chances para anistia do 8 de Janeiro

STF registrou mil ameaças entre 8 de janeiro e explosões em Brasília

O que aconteceu em 8 de janeiro de 2023; relembre a participação dos catarinenses