A Polícia Militar de Joinville prendeu na tarde desta sexta-feira um homem que estava foragido da Penitenciária de São Pedro de Alcântara, em Florianópolis, e utilizava documentos falsos aqui na região.
Continua depois da publicidade
Edson Roberto Vargas, de 43 anos, cumpria pena por roubo, no regime semiaberto. Ele estava foragido desde fevereiro, quando recebeu uma regalia de saída temporária e não retornou para a prisão.
Na casa onde estava vivendo, no bairro Comasa, a PM apreendeu uma pistola 380, 20 munições do mesmo calibre, um rádio que copiava a frequência da polícia, R$ 2,7 mil, US$ 12 e documentos falsos. O suspeito estava preso por roubo e também responde a um processo por estupro.
Edson já foi policial militar, porém atuou apenas por três anos no batalhão de Itajaí, no início da década de 1990, e logo foi excluído da corporação por envolvimento com o tráfico de drogas.
Continua depois da publicidade
Para a reportagem, confessou que foi preso por participar de assaltos em Itajaí e teme voltar para a prisão por ter inimizades com integrantes da organização criminosa Primeiro Grupo Catarinense (PGC).
– Tenho medo de voltar (para São Pedro de Alcântara) porque tenho inimigos no PGC -, comentou Edson.
A polícia suspeita que ele tenha envolvimento com outra facção e, por isso, tenha problemas com o PGC. Edson negou participar de grupo organizado. Na delegacia, o suspeito disse que já cumpriu cerca de oito anos de pena e ainda precisava cumprir mais três anos no regime semiaberto.
Continua depois da publicidade
Edson será levado para o Presídio Regional de Joinville. Além dos crimes que já estava cumprindo pena, deve responder agora por falsificação de documentos e posse ilegal de arma.