Há três rodadas, poucos apostariam no Porto como campeão português, mas o time conseguiu tirar a vantagem do Benfica – que era de quatro pontos – na reta final da competição. A vitória deste domingo contra o Paços de Ferreira, fora de casa, por 2 a 0, garantiu o tricampeonato, e coroou o brasileiro Kelvin como herói do título.
Continua depois da publicidade
Os gols da partida foram marcados pelo capitão Lucho González e pelo goleador Jackson Martínez.
Kelvin entrou, ovacionado pela torcida, mas não fez gol hoje. No entanto, foi foi ele quem tirou o troféu das mãos do Benfica no clássicoentre ambos na semana passada, ao marcar aos 47 do segundo tempo.
O título invicto do Porto apresenta uma marca invejável. Nos três últimos campeonatos, apenas uma derrota, na temporada passada, para o Gil Vicente. Fora isso, não perdeu uma vez. Agora, o clube tem 27 títulos, contra 32 do Benfica.
O jogo
Continua depois da publicidade
Dentro de campo, o Paços mostrou desde o início que não iria jogar apenas para cumprir tabela. Foi para cima. Não chegou a ter grandes chances, mas deu trabalho para o adversário.
Já o Porto demonstrava sua costumeira tranquilidade, cadenciando o jogo com o meio-campo experiente e habilidoso formado por Defour (Fernando estava machucado), João Moutinho e Lucho, além de Varela (melhor em campo) e James mais à frente. E foi essa calma que acabou trazendo a abertura do placar, em lance polêmico.
Após erro de passe, o jovem James Rodríguez aproveitou a sobra e, quando iria invadir a área para finalizar, recebeu um leve toque de Ricardo Pereira, fora da área, mas tropeçou em seus próprios pés dentro dela: pênalti. Lucho, o capitão, abriu o placar.
Com um a menos e com o placar adverso, ficou difícil para o Paços conseguir uma reação. Talvez até motivação, já que está garantido na próxima Liga dos Campeões. Daí para o final, o Porto controlou o jogo, tudo estava bem, o título estava se garantindo, enquanto o Benfica perdia para o Moreirense.
Continua depois da publicidade
Na segunda etapa, o outro gol saiu naturalmente. Depois de uma falta no bico da área, a bola ficou com Jackson Martínez, que girou com rapidez a chutou bonito.
O brasileiro Danilo chegou a ser expulso após entrada dura em Diogo Figueiras. Mas o clima de festa pelo tri era eminente.
Em Lisboa, Liga Europa e rebaixamento
Mais ao sul do país, na capital de Portugal, o Benfica sofreu, mas fez sua parte. Precisava vencer e torcer por tropeço do Porto, e Vinicius abriu o placar para o Moreirense. Mas os atacantes Cardozo e Lima (duas vezes) colocaram o time de Lisboa na frente, que ganhou de 3 a 1. Acabou não servindo para as Águias.
O Benfica ainda disputará a final da Taça de Portugal no próximo domingo contra o Vitória de Guimarães.
Continua depois da publicidade
O Braga, que já estava garantido na Liga Europa, venceu o Vitória de Setúbal por 1 a 0 fora de casa, e terminou na quarta posição. O Estoril vai fazer companhia aos Arsenalistas na competição. O clube da Grande Lisboa derrotou o Gil Vicente em Barcelos. O Vitória de Guimarães também, mas por ser finalista da Taça de Portugal (como joga contra o Benfica, está garantido).
Na parte de baixo da tabela, o Moreirense e o Beira-Mar (que foi goleado em casa pelo Sporting por 4 a 1) foram rebaixados.
Confira a última rodada do Campeonato Português:
Domingo
Beira-Mar 1×4 Sporting
Benfica 3×1 Moreirense
Gil Vicente 1×3 Estoril
Nacional 2×1 Académica
Olhanense 0x0 Marítimo
Paços de Ferreira 0x2 Porto
Vitória de Guimarães 0x1 Rio Ave
Vitória de Setúbal 0x1 Braga