Um passeio pelo clássico e pelo popular. É assim que a Orquestra e Coro da Universidade de Antofagasta, do Chile, se apresenta no primeiro Festival Internacional de Coros, Orquestras e Dança Folclórica, que começa hoje e vai até o dia 1o de fevereiro. A cidade sede do festival é Canelinha, mas Tijucas, Nova Trento, São José e Florianópolis também recebem apresentações gratuitas.

Continua depois da publicidade

Além dos chilenos, o evento reunirá grupos de Iquitos (Peru) e Florianópolis, encantando o público com a cultura local.

Fundada em 1965, a Orquestra e Coro da Universidade de Antofagasta é um dos conjuntos mais importantes do Chile. Composto por alunos, ex-alunos e amigos da universidade, os jovens dedicam as vidas para levar tradição ao público de forma inovadora. Para a apresentação no Brasil, os músicos realizaram um período intensivo de ensaios e peças preparadas que vão da música erudita e orquestrada a peças novas e do folclore chileno.

A ideia da mescla de etnias do festival surgiu despretensiosamente durante um encontro entre o maestro coordenador, Carlos Alberto Angioletti Vieira, e o diretor da Orquestra de Antofagasta, Claudio Nazar Miranda.

Continua depois da publicidade

Nos palcos do festival, espera- se uma mistura de folclores na junção de grupos brasileiros e estrangeiros. A estimativa é que cerca de 140 artistas participem do circuito.

– O festival vem para suprir uma lacuna em relação aos eventos clássicos que acontecem no verão – explica o maestro Carlos Vieira.

Programação:

CANELINHA

? Amanhã, quinta-feira (30) e sábado (1), às 20h

? Onde: Amanhã e quinta-feira no Salão Paroquial Sant?Ana, e no próximo sábado no Centro Social Arthur Adolfo Jachowicz

Continua depois da publicidade

SÃO JOSÉ

? Domingo (26), às 18h

? Onde: Na Arena Multiuso

NOVA TRENTO

? Terça-feira (28), às 20h

? Onde: No Salão Paroquial São Virgílio

TIJUCAS

? Quarta-feira (29), às 20h

? Onde: Anfiteatro Leda Regina de Souza

FLORIANÓPOLIS

? Sexta-feira (31), às 20h

? Onde: Teatro Ademir Rosa

*Todas as apresentações são gratuitas