– Foi um visionário porque conseguiu transformar Jaraguá, uma cidade agrícola, em uma cidade industrial – afirmou o senador Paulo Bauer, sobre seu pai, Victor Bauer, durante o velório do ex-prefeito de Jaraguá do Sul. Ele morreu aos 78 anos, na manhã deste domingo, vítima de um infarto cerebral.

Continua depois da publicidade

Autoridades como o governador Raimundo Colombo, o ex-senador Jorge Bornhausen, o prefeito de Joinville, Udo Döhler, e o prefeito de Jaraguá do Sul, Dieter Janssen, estiveram presentes no velório que ocorre na Igreja Evangélica Luterana. O sepultamento será nesta segunda, às 10 horas, no Cemitério Municipal do Centro de Jaraguá do Sul.

O ex-político comandou a cidade do Norte por duas vezes: em 1966 a 1970 e 1977 a 1982. Bauer nasceu em 6 de agosto de 1934 em Blumenau e aos dois anos de idade mudou-se com a família para Jaraguá do Sul. Em 1953, serviu o exército em Joinville.

Três anos depois se casou com Elvira Henschel, com quem teve quatro filhos: Paulo Roberto, Marilu, Victor Júnior e Alberto Neto. Além dos quatro filhos e a esposa, Bauer deixa onze netos e quatro bisnetos.

Continua depois da publicidade

Entre os grandes feitos políticos está a fundação da Amvali, a criação do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), instalação da Fundação Educacional Regional Jaraguaense (Ferj), hoje Católica de SC, e aquisição de imóveis que posteriormente foram construídas as sedes da Sociedade de Cultura Artística (Scar), Associação Empresarial de Jaraguá do Sul (Acijs) e o Serviço Nacional de Aprendizagem (Senai).

– Victor Bauer deixou seu nome escrito na história de Jaraguá do Sul sempre como vereador, prefeito e empresário sempre com uma atuação ética e exemplar – observou ainda o governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo.

Além de político, Bauer também foi empresário, trabalhou com o pai na padaria e torrefação de café. Depois adquiriu a Fábrica de Chapéus Capri. Retornou para o ramo de torrefação, permanecendo até 1994, quando vendeu a empresa Café Bauer.

Continua depois da publicidade

Currículo:

– Ingressou na carreira política em 1958, como vereador, cargo que ocupou até 1965, quando, antes de terminar o segundo mandato, foi eleito prefeito de Jaraguá do Sul.

– Durante a sua gestão foi inaugurada a Praça Paul Harris (1966-1970), e realizou reforma no Parque Agropecuário, edificando o primeiro pavilhão de eventos.

– Foi ainda, instituidor do brasão e a bandeira do município, escolhidos através de concurso do Rotary Club.

Continua depois da publicidade

– Adquiriu o terreno nos fundos da antiga prefeitura, para a garagem dos veículos. Em 28 de maio de 1968 foi criado o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae).

– Em 1976, novamente candidato, foi eleito e permaneceu na função de prefeito no período de 1977 a 1982, quando problemas de saúde o afastaram da função.

– Durante a segunda gestão como prefeito realizou o 1º Campeonato Varzeano (1978).

– Criou a Fidesc, antecessora da Amunesc e Amvali.

– Foi aberto o acesso ao Morro da Boa Vista (1980).

– Em outubro de 1980 acontecem os 21º Jogos Abertos de SC.

– Foram inauguradas as pontes: Tavares Sobrinho na Ilha da Figueira, Bertha Weege, na Barra do Rio Cerro e Alberto Bauer, em Nereu Ramos.

Continua depois da publicidade

– Foi inaugurada em 1981 a rodovia que liga a cidade à Corupá.

– Inaugurou a ligação asfáltica de Jaraguá do Sul com a BR-101.

– Foi edificada o campus universitário da Fundação Educacional Regional Jaraguaense (Ferj), hoje Católica de SC.

– Assumiu até o final do mandato, o vice-prefeito Sigolf Schünke que permaneceu até 1983.

– Foi sócio benemérito do Clube Atlético Baependi, presidente da Comunidade Evangélica Luterana e realizou a primeira reforma total da Igreja Apóstolo Pedro, no Centro de Jaraguá do Sul.