A fogueira da festa junina de São João do Itaperiú, no Norte do Estado, é uma tradição que se aproxima de um século de existência. Mas quem vê os 30 metros de lenha empilhadas queimar mal pode imaginar que é um pequeno grupo de homens que se voluntaria para manter viva a chama da festa popular na cidade.
Continua depois da publicidade
Dez dias de trabalho árduo são necessários para deixar tudo pronto antes de a cidade de 3,5 mil habitantes receber os mais de 20 mil turistas esperados para o evento.
O motorista Bernardo José Rocha é um dos moradores que colocam a mão na massa em nome da tradição. Içado por um guindaste a 20 metros de altura, ele ignora qualquer medo, vertigem ou receio para colocar as vigas que dão sustentação à fogueira no lugar correto.
O ofício que Bernardo aprendeu vendo os antepassados trabalharem é executado com orgulho.
Continua depois da publicidade
– A gente se dedica à tradição que começou com nossos bisavós. A gente tem gosto em fazer isso. É um dom que passaram para nós -, comenta.
Dos 20 homens que trabalham na construção da fogueira, ele garante que apenas cinco ou seis têm coragem de ficar pendurado pelo guindaste a 20 metros de altura. Mas isso não faz com que Bernardo se sinta mais importante que os outros.
– Todos têm seu papel na construção -, reconhece.
Em 96 anos de tradição, jamais alguém se machucou construindo a fogueira, afirma o corajoso.
– Contamos com a graça de São João para nos ajudar -, acredita Bernardo.
Após o alinhamento das sete varas de 32 metros de altura (30 metros ficam à mostra e dois metros ficam cravados no solo), são apoiados os 60 m3 de lenha doados por uma empresa local. A previsão é de que até a terça-feira que antecede a festa, dia 19, esteja tudo pronto.
Continua depois da publicidade
A festa em São João do Itaperiú terá três dias de duração. Começa na sexta-feira, 22 de junho, e vai até o domingo. O acendimento da fogueira está previsto para as 23h30 de sábado. E quem terá a honra de acender a gigante ainda é um mistério.
A organização da festa determina que o felizardo será o vencedor da rifa do evento, que também leva um aparelho de TV. Além da fogueira, que é considerada a maior do Estado, haverá fogos de artifício, bailes e barraquinhas com comida típica.
SERVIÇO
O QUÊ: Festa de São João do Itaperiú.
QUANDO: de 22 a 24 de junho. A fogueira é acendida no sábado, dia 23, às 23h30. ONDE: no Centro da cidade, perto da igreja.
Continua depois da publicidade