Um incêndio de grandes proporções devastou uma área de cerca de seis campos de futebol na Estrada Geral do Ervino, no bairro Gamboa, em São Francisco do Sul. O incêndio começou por volta das 13 horas da última segunda-feira e levou quase cinco horas para ser combatido.
Continua depois da publicidade
Além dos Bombeiros Voluntários, o Helicóptero Águia da Polícia Militar também foi acionado para controlar o fogo. A área afetada é de plantação de eucaliptos e pertence a uma empresa de reflorestamento. Foram necessários cerca de 40 mil litros de água para combater as chamas.
O fogo não atingiu nenhuma casa e nenhuma pessoa ficou ferida ou precisou ser encaminhada a hospitais. Segundo os bombeiros, os reais motivos do incêndio são desconhecidos, mas é provável que tenha começado com alguma limpeza de terreno em área próxima.
>>> Leia mais notícias de Joinville e região em An.com.br
Continua depois da publicidade
O número de construções em algumas áreas acaba contribuindo para o aumento dos incêndios. Isso porque quando preparam o terreno para erguer as casas, as pessoas colocam fogo na vegetação. O tempo seco, quente e o vento fazem com que o fogo se propague por áreas próximas.
Provocar incêndio em mata ou floresta é crime ambiental, previsto na lei nº 9605, de 1998, com pena que varia de seis meses a quatro anos de reclusão e multa. Segundo as orientações dos bombeiros, toda vegetação que for limpa deve ser descartada em caçambas ou outros meios, mas não ateado fogo.
Apenas na última segunda-feira, seis incêndios foram controlados pelos Bombeiros Voluntários de São Francisco do Sul, todos em áreas de vegetação. No último domingo, um incêndio já tinha devastado uma área de cerca de dois campos de futebol também na Estrada Geral do Ervino.
Continua depois da publicidade