Um incêndio destruiu as instalações do centro para atendimento a turistas e pilotos de parapente, além de parte da vegetação e do deque no Morro do Careca, em Balneário Camboriú, na madrugada de ontem. De acordo o Corpo de Bombeiros, há indícios de que o fogo tenha sido criminoso. No início do ano foram registrados atos de vandalismo no local.

Continua depois da publicidade

O comandante dos bombeiros do município, major Eduardo de Lima, relata que a equipe que atendeu a ocorrência não encontrou vestígios do que possa ter causado o incêndio, que começou por volta das 4h. Para apagar o fogo foram usados 500 litros de água.

– Há fortes indícios de que tenha sido criminoso, até porque ali não teria como outra coisa causar as chamas. Caso seja solicitada, vamos fazer a perícia – explica.

A assessora da Associação de Voo Livre do Morro do Careca (Anca), entidade que cuida do atendimento aos turistas e pilotos que frequentam a rampa de decolagem, Daniela Occhialini, afirma que o prejuízo com o incêndio deve ficar entre R$ 10 mil e R$ 15 mil. O fogo consumiu toda a estrutura de madeira do centro e os equipamentos, como um freezer que era mantido para a venda de bebidas.

Continua depois da publicidade

– Ficamos sabendo do ocorrido através dos bombeiros, fizemos o boletim de ocorrência e vamos solicitar uma perícia para saber se o incêndio foi ou não criminoso – ressalta.

Segundo Daniela, no local são frequentes os arrombamentos de carros durante o dia, pichações e a presença de usuários de drogas. Ela reclama ainda que são feitas poucas rondas e falta policiamento.

– Já colocamos algumas placas informando o risco de furto. Apesar do acesso de carros ser bloqueado à noite, para pedestres é livre – observa.

Continua depois da publicidade

Conforme o secretário de Segurança de Balneário, Edemir Meister, a Guarda Municipal tem feito rondas diariamente no Morro do Careca e o caso vai ser comunicado ao prefeito, mas a princípio o policiamento não seria intensificado. A Polícia Civil não soube informar se houve abertura de inquérito para investigar o incêndio.

Vegetação

O secretário de Turismo de Balneário, Ademar Schneider, também informou que a prefeitura vai ajudar a recuperar a vegetação que foi queimada no incêndio.

– Aquilo é um equipamento turístico da cidade. É um segmento muito forte e é inadmissível que isso aconteça. A Secretaria de Segurança faz um monitoramento, mas o prefeito deve chamar uma reunião para intensificar o policiamento – relata.

Continua depois da publicidade

A Secretaria de Meio Ambiente enviou uma equipe até o local no fim da tarde de ontem para verificar a situação da vegetação atingida.