Com um jeitinho meigo e muita determinação, Kauane Francine Alves, 16 anos, moradora de Barreiros, São José, traça o seu caminho no esporte. Praticante de judô há cerca de dois anos, a menina está treinando firme e sério, e conquistando suas primeiras medalhas. Conheça um pouco mais da jovem na série Talentos da Comunidade desta semana.
Continua depois da publicidade
– O judô me trouxe muito disciplina e autocontrole. Antes eu era esquentadinha, qualquer coisa eu já queria brigar, agora sei que não posso mais fazer isso, aprendi e a me controlar – explica Kauane para definir o quanto o judô é importante na vida dela.
Sua história com a modalidade iniciou em março de 2014, quando passou a frequentar o Ensino Médio Inovador no Instituto Estadual de Educação (IEE). No projeto, os alunos passam o dia todo na escola e escolhem um tipo esporte e uma atividade cultural para participar. Como já gostava de lutas, Kauane optou pelo judô:
– Eu já tinha feito boxe, muay thai e jiu jitsu, mas sem levar a sério, quando ia passar as férias em São Paulo na casa da minha irmã. Com o judô foi diferente, gostei mais das técnicas, das quedas, da disciplina do esporte – conta.
Continua depois da publicidade
Leia todas as reportagens da série Talentos da Comunidade
No início de 2015, Kauane deixou de frequentar o projeto, mas nem cogitou parar com o judô. A rotina da adolescente é puxada: de manhã vai pra escola, à tarde trabalha como jovem aprendiz e todas noites vai pro treino no ginásio do IEE. Apesar do cansaço, ela diz que não falta e está sempre motivada.
Competições e medalhas
Quando ainda era faixa branca – atualmente é amarela – Kauane participou de suas primeiras competição. Na Copinha, lutou com duas meninas mais graduadas do que ela e mesmo assim se saiu bem. Nas Olimpíadas Escolares de Santa Catarina (Olesc), não teve um bom resultado, mas ganhou mais experiência:
– Nem acreditei que tinha ganhado na Copinha, porque eu chego no tatame bem, mas sempre saio com as pernas bambas, nunca sei no final se ganhei ou perdi, tive que esperar meus amigos e minha treinadora avisarem. Na Olesc também foi bom, fui junto com a equipe no ônibus como reserva, mas uma menina faltou e virei titular. Foi diferente, nunca tinha viajado com equipe, e eles te motivam bastante, me trataram muito bem, como parte da equipe – recorda.
Continua depois da publicidade
A jovem explica que ainda precisar treinar muito para pensar em avançar mais no esporte como sua principal inspiração, a americana lutadora de MMA, Ronda Rounsey, mas mesmo que nunca chegue a ser profissional, diz que não pretende parar:
– Não sei se essa vai ser minha carreira, mas esporte é vida, ter disciplina, foco, saber lidar com diferentes situações, porque como na vida pessoal nem sempre a gente vai ganhar, nem sempre tu vai conseguir o que quer, então tem que manter a calma e enfrentar.
Luta com a irmã
Kaune tem uma irmã gêmea que também pratica a arte marcial. O chão da casa da família muitas vezes vira o local de treinamento das duas juntas, mas na hora de ir para o tatame ela conta que cria uma barreira, e não consegue enfrentar a irmã:
Continua depois da publicidade
– Antes a gente era da mesma categoria, mas na hora de lutar com ela eu tratava e ela acabava sempre ganhando. Temos uma relação muito boa, às vezes brigamos, mas na hora de apoiar estamos sempre prontas. Quando ela tá mal eu também fico, é legal, a gente pensa igual, fala igual, chega a ser até estranho – diz.
Raio X
Nome: Kauane Francine Alves
Idade: 16 anos
Comunidade: Barreiros – São José
Talento: judô