Um foco do mosquito transmissor da dengue Aedes aegypti foi encontrado no Bairro Morretes, na região Sul de Palhoça. A confirmação veio no fim da última semana, após os testes feitos com a larvas coletadas no local terem dado resultado positivo no laboratório de entomologia do Estado, por onde passam todos os casos suspeitos. Este é o segundo foco confirmado na Grande Florianópolis desde o início do ano _ o outro ocorreu na Capital. Em todo o Estado, o número já chega a 36.

Continua depois da publicidade

O transmissor foi detectado por meio de armadilhas próprias para isso, instaladas nas ruas do bairro. Segundo o diretor de vigilância em saúde, Luciano Pereira, o local passou a ser acompanhado de perto pelos agentes da Vigilância Ambiental do município, em um raio de 300 metros. Todas as casas e estabelecimentos que se encontram na região também serão monitorados pela equipe. Todo esse trabalho pretende eliminar de vez o foco da região.

Apesar do foco recente, a região que mais preocupa é o Oeste. Em Chapecó, já são 10 focos confirmados nos 10 primeiros dias do ano. Xaxim, em segundo lugar, já detectou oito. Em relação ao mesmo período do ano passado, o número de casos já chega a ser nove vezes maior _ eram apenas quatro no início de 2012.

Segundo a gerente de Vigilância de Zoonoses e Entomologia da Secretaria de Estado da Saúde, Suzana Zeccer, o aumento acompanha a mesma tendência do país, cujos casos também não param de crescer. Em 2012, Santa Catarina registrou 1.267 focos de dengue. Mas apesar de preocupante, há também o que comemorar.

Continua depois da publicidade

_ Somos o único Estado sem registros da transmissão da dengue. Há aumento do foco, mas, em contrapartida, continuamos zerados na doença. E isso se obtém com prevenção. Toda a nossa luta é para que a detecção seja o mais precoce possível, impedindo que haja dispersão do mosquito.

Onde já foram encontrados focos em 2013

Balneário Camboriú – 1

Blumenau – 1

Chapecó – 10

Descanso – 1

Florianópolis – 1

Itapema – 1

Joinville – 4

Palhoça – 1

Pinhalzinho – 2

São João Batista – 1

São Miguel do Oeste – 4

Xanxerê – 1

Xaxim – 8