Um pequeno novo foco no local do incêndio da Rua XV de Novembro mobilizou bombeiros na madrugada e manhã desta sexta-feira (24). A informação foi confirmada por um militar à reportagem no local da ocorrência. O surgimento destes focos pode ocorrer mesmo horas após o fim do combate às chamas por conta do chamado trabalho de rescaldo — fase final, em que os bombeiros têm o objetivo de garantir que o fogo esteja completamente extinto, para evitar o que os técnicos chamam de “reignição”.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp
Por conta dessa trabalho durante a manhã, a principal via do comércio de Blumenau permanece fechada e sem previsão de liberação. Em nota enviada na noite desta quinta-feira (23), o Corpo de Bombeiros de Blumenau disse que a rua seguirá interditada para que seja possível iniciar o trabalho de perícia. Isso porque carros e outros veículos pesados podem causar trepidações, o que pode colocar em risco os profissionais que atuarão nos escombros para tentar identificar as causas do incêndio.
Veja fotos do incêndio
Imagens do fotógrafo Giovanni Silva mostram detalhes do combate às chamas na tarde desta quinta-feira (23). Confira:
Continua depois da publicidade
“Ao longo de sete horas de operação, entre combate às chamas e rescaldo, as equipes conseguiram confinar o fogo num espaço restrito de aproximadamente 50 metros de largura, evitando que as chamas se alastrassem pelos demais imóveis vizinhos. O trabalho coordenado chegou a ter oito linhas de ataque simultâneas em determinado momento da operação, tanto pela rua XV de Novembro, quanto pelo pátio da Igreja Matriz”, afirma o Corpo de Bombeiros em nota.
Fragilidade da estrutura e risco
A fragilidade da estrutura também atrapalhou o trabalho dos militares durante a tarde desta quinta. Por conta do risco de colapso de todo o prédio, os bombeiros não puderam entrar no imóvel para fazer o combate às chamas de forma mais próxima. Soma-se isso ao fato de que havia centenas de peças de roupas em um local com estrutura de madeira e se tem a condição para que o fogo se alastrasse rapidamente. Ninguém se feriu.
Ao todo, 39 bombeiros militares, comunitários e voluntários de Blumenau, Gaspar, Timbó e Indaial atuaram na ocorrência, com mobilização de 14 viaturas e uso de aproximadamente 250 mil litros de água.
Leia também
O que se sabe e o que falta saber sobre grande incêndio na Rua XV de Novembro, em Blumenau
Continua depois da publicidade
FOTOS: Como ficou prédio destruído por incêndio na Rua XV de Novembro, em Blumenau