O primeiro caso de transmissão comunitária da variante brasileira do coronavírus para moradores de Joinville foi mapeado e ocorreu no fim de janeiro, segundo informações da Secretaria de Saúde de Joinville. A informação foi confirmada pelo secretário de saúde Jean Rodrigues da Silva. A investigação epidemiológica ocorreu após a morte de uma residente em Joinville de 45 anos, diagnosticada com a P.1, a mutação brasileira da Covid-19.

Continua depois da publicidade

> Quer receber notícias de Joinville e Norte de SC por WhatsApp? Clique aqui

Segundo a Prefeitura, a contaminação se deu nos dias seguintes ao acidente com um ônibus na BR-376m em 25 de janeiro. Os passageiros foram internados no Hospital São José e os corpos das vítimas que não sobreviveram foram encaminhados para o IML de Joinville.

No momento da estadia em Joinville, os parentes de uma vítima estavam contaminados, mas não apresentavam sintomas e não sabiam que estavam com Covid-19, de acordo com o que foi relatado à Vigilância Epidemiológica de Joinville. Apenas após deixarem a cidade, estas pessoas manifestaram os sintomas. Ao mesmo tempo, os moradores com quem tiveram contato, em Joinville, também foram diagnosticados com a doença.

> É assustador, diz secretário de saúde sobre efeitos da variante brasileira do coronavírus

Continua depois da publicidade

Uma mulher de 45 anos, com quem as vítimas do acidente tiveram contato, faleceu em 24 de fevereiro.

— Nem todos os casos confirmados de coronavírus são investigados. Os dois primeiros casos da P.1 eram de pessoas que viajaram, voltaram e não contaminaram ninguém no entorno. Neste caso específico, chegamos a ele porque houve um óbito, que foi investigado e, no cerco a quem teve contato com a pessoa que morreu, foram identificadas as pessoas que vieram de fora e também testaram positivo para coronavírus — explica o secretário de saúde.

> Joinville tem maior número de internações dos últimos 12 meses

Segundo ele, a família de Joinville relatou que nenhum de seus integrantes teve contato com outras pessoas que viajaram ou vieram de outras cidades naquele período. Eles também passaram por sequenciamento genético e foi confirmado que todos haviam contraído a P.1.

— A conclusão é que houve a contaminação comunitária a partir dali — afirma o secretário.

Atualmente, Joinville tem 4.233 casos ativos de coronavírus e não é mais possível contabilizar quantos deles tratam-se da variante brasileira. A última atualização do sistema do Governo do Estado, nesta quinta-feira (18) mostra que 851 pessoas morreram após contrair Covid-19 na cidade.