A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, disse que o fundo está elevando sua previsão para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos em 2014, depois da aprovação do novo orçamento do governo do país pelo Congresso.
Continua depois da publicidade
– Vemos muito mais certeza para 2014. Tudo isso nos dá uma perspectiva muito mais forte para 2014, o que nos leva a elevar nossa previsão – afirmou Lagarde durante o programa “Meet the Press”, da rede norte-americana NBC.
Ela não especificou nenhum número. Em outubro, o FMI havia divulgado a previsão de que o PIB dos EUA cresceria 2,5% em 2014. O próximo relatório do Fundo sobre a perspectiva econômica dos EUA deve sair em meados de janeiro.
Na última semana, o Congresso aprovou uma lei orçamentária para os próximos dois anos e o Federal Reserve (Fed, banco central americano) anunciou que começará a reduzir seu programa de compras de bônus para estimular a economia, num sinal de confiança.
– Ver o acordo sobre o orçamento, ver a redução do programa do Fed, o que é um sinal de confiança na economia real, deve levar os empresários a investir e a contratar, e a ser mais confiantes sobre o futuro da economia norte-americana – disse Lagarde.
Continua depois da publicidade
Ela ressalvou que o acordo sobre o Orçamento não inclui uma elevação no limite legal de endividamento do governo dos EUA, que deverá ser atingido em 7 de fevereiro.
– Por mim, espero, sem dúvida, que em fevereiro o Congresso seja responsável e não ameace a recuperação da economia com mais um debate sobre se os EUA vão continuar a honrar seus compromissos ou entrar em default – afirmou Lagarde.