A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, disse que a próxima previsão de crescimento da economia global a ser divulgada pelo fundo trará uma projeção inferior à última, de 3,5%, apresentada em abril. A declaração foi feita durante simpósio sobre economia em Tóquio.

Continua depois da publicidade

As estimativas do FMI são reavaliadas trimestralmente. Na última atualização, em abril, o fundo previu que o crescimento global seria de 3,5% neste ano, mais do que o avanço de 3,3% previsto em janeiro, e calculou alta de 4,1% em 2013, em comparação com o cálculo anterior de +3,9%. O próximo relatório será divulgado em 16 de julho.

Lagarde elogiou ainda os esforços dos líderes europeus em busca de uma solução para a crise em seus países. Ela disse que “passos importantes” haviam sido dados, mas que mais reformas eram necessárias. A dirigente do FMI expressou, no entanto, disse ainda estar preocupada enquanto a crise de dívida da zona do euro prossegue e pediu uma ação mais coordenada dos líderes dos Estados Unidos e da Europa.