O Fundo Monetário Internacional (FMI) anunciou nesta quarta-feira que aprovou um desembolso de 5,170 bilhões de euros para Portugal e felicitou os “progressos” do país no sentido de recuperar sua economia.
Continua depois da publicidade
Este dinheiro eleva a 18,560 bilhões de euros a soma desembolsada pelo FMI em meio a um crédito de 27,600 bilhões de euros acordado a Portugal em maio de 2011.
– Foram obtidos progressos na implementação de políticas relativas ao programa (creditício) e os primeiros sinais indicam que o ajuste econômico requerido está acontecendo – disse Nemat Shafik, subdiretora-gerente do FMI e presidente do diretório.
– Devido ao ambiente difícil tanto externo quanto interno, uma forte implementação do programa é essencial para assegurar o êxito do programa, reconstruir a confiança dos mercados e restaurar o crescimento – afirmou.
O FMI e a União Europeia (UE) aprovaram em 2011 um pacote de três anos de 78 bilhões de euros em troca do compromisso de reformas na economia e da imposição de medidas de austeridade.
Continua depois da publicidade