Os gargalos nas pontas do Complexo Viário do Badenfurt são problemas anunciados. Mas enquanto no acesso à rua Bahia a prefeitura adapta o entorno para minimizar o impacto e garantir a fluidez do trânsito, no outro extremo o Km 59,5 da BR-470 a população teme que a situação se torne ainda mais caótica. É pela rotatória improvisada com gelo-baiano na rodovia federal que passarão todos os dias cerca de 21 mil veículos que quiserem acessar e sair da nova ponte, segundo projeção da Secretaria de Planejamento de Blumenau.

Continua depois da publicidade

Além de dar conta do fluxo de quem vai e volta de Pomerode pela rua Werner Duwe e dos 31 mil veículos – estimativa de 2010 divulgada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) – que trafegam pela BR-470 em direção ao Alto Vale e ao litoral, a rótula construída há 23 anos vai ter de arcar com o aumento do tráfego com a abertura da nova via.

– Com acessos de todos os lados, acho que vai embolar tudo se não tiver algum guarda ou policial para controlar o trânsito – opina Noeli de Liz dos Santos, 52 anos, que mora perto do trevo de Pomerode há 25.

Ao movimento dos acessos junta-se o fluxo da rua Heinrich Hemmer _ via transversal que liga o complexo do Badenfurt à rodovia federal _ onde ficam duas escolas: Lauro Müller e Wigand Gelhardt. O diretor da Lauro Müller, Dieter Haertel, acredita que com a abertura da ponte os estudantes precisarão redobrar o cuidado no trajeto para a escola:

– Os alunos que moram do outro lado da rodovia vão ter que atravessar mais duas vias.

Continua depois da publicidade

A travessia da BR-470 é feita sem a existência de faixas de segurança. O agente da Polícia Rodoviária Federal (PRF) José Figueroa acredita que uma boa sinalização e a construção de uma rotatória compacta pode reduzir os riscos no trecho. Porém, o policial aponta a lentidão na rodovia como resultado de tantos acessos concentrados.

O engenheiro do Dnit em Rio do Sul, Elifas Levi Nolasco Marques, estima que as melhorias no trevo de Pomerode levem no mínimo dois meses, considerando ajustes no projeto e execução. Prazo que ultrapassa os 15 dias trabalhados previstos para que as obras da ponte sejam concluídas.

– Em condições normais, dá para executar em um mês. Mas com a intensidade de tráfego e outros complicadores não tenho um prazo – argumenta Marques.

O engenheiro do Dnit no Vale observa que as melhorias, como a construção de uma nova rotatória, dependem da conclusão do projeto e do orçamento. Só então a empresa responsável pela manutenção da rodovia poderá adotar a medida paliativa.

Continua depois da publicidade

A solução definitiva para o trecho é a construção de um viaduto previsto no projeto da duplicação da BR-470. Conforme a assessoria de comunicação do Dnit não há prazo para que a obra comece neste ponto, o lote 4, já que antes é preciso desapropriar terrenos.

O secretário de Planejamento de Blumenau, Alexandre Gevaerd, afirma que o consórcio Stein -Pacopedra, que executa as obras do Badenfurt, abriu e pavimentou faixas de aceleração e de desaceleração paralelas à rodovia para que os carros acessem e saiam da ponte.