Com um gol do zagueiro Anderson, o Fluminense derrotou o Zamora (VEN) por 1 a 0 em casa e manteve o 100% de aproveitamento na Copa Santander Libertadores. Com a vitória o Flu chega a nove pontos e os venezuelanos seguem com apenas um ponto. Continua depois da publicidade
Na próxima rodada as duas equipes voltam a se enfrentar, mas em território venezuelano. Uma vitória do Flu garante o time carioca nas oitavas de final do torneio sul-americano.
Continua depois da publicidade
Primeiro tempo
Como o Zamora já havia indicado, entrou em campo claramente para buscar o empate com uma linha de cinco defensores e quatro meio-campistas (apenas Yanes ficava mais a frente). E o Fluminense encontrou dificuldades com a postura adversária na primeira etapa da partida.
A única exceção foi entre os 20 e 25 minutos, quando o Zamora apresentou maior volume de jogo e chegou a assustar a meta de Diego Cavalieri em uma cobrança de escanteio feita de forma direta de Figueroa.
Com Deco mal nos passes e Fred isolado no meio da povoada zaga, o jovem Wellington Nem era a principal válvula de escape do setor ofensivo. Em pelo menos cinco lances ele chegou com perigo na área, mas aos 11, quando conseguiu finalizar com perigo para grande defesa de Forero o auxiliar levantou a bandeira. Continua depois da publicidade
Além do camisa 18, o que chamou a atenção no primeiro tempo foi a disputa entre Fred e o zagueiro Bustamante. Eles se estranharam diversas vezes e o centroavante chegou a dar um soco no capitão do Zamora, levando cartão amarelo quando era para ter sido expulso.
Segundo tempo
Buscando furar a retranca venezuelana, o técnico Abel Braga promoveu a troca de Rafael Sobis por Rafael Moura no intervalo. A tática mostrou-se acertada pois o camisa 10 abriu mais espaços na zaga adversária.
O duelo seguiu na mesma toada. O Flu atacava e o Zamora se defendia. Wellington Nem seguia bem em campo e aos 3 fez ótima jogada. Ele cruzou para Diguinho, que arrematou de canhota e a bola tirou tinta da trave de Forero. Continua depois da publicidade
Aos 9, Deco deu um toque na bola e deixou o jovem atacante na cara do gol. Ele chutou, mas Forero desviou e a bola foi na rede pelo lado de fora. E três minutos depois aconteceu o gol salvador. Após cobrança de falta, Anderson ficou no ataque e apareceu para chutar da entrada da área, de três dedos.
Com o gol, o técnico do Zamora promoveu mudanças e tentou levar o time mais para a frente, mas a falta de qualidade era muita e as alterações não deram certo.
O jogo seguiu morno até os 34, quando Zambrano apareceu livre na área, driblou facilmente Bruno e dividiu com Diego Cavalieri. A bola sobrou para Córdoba que chutou, mas Anderson desviou para escanteio evitando o empate. Continua depois da publicidade