Quando mencionamos a presença de turistas em Santa Catarina, damos destaque aos estrangeiros e a quem vem de pontos mais distantes no Brasil. Entretanto, a gente acaba esquecendo às vezes sobre os visitantes de um estado vizinho que costumeiramente invadem o nosso litoral e colaboram com o incremento dos números do turismo. Os gaúchos vieram em peso novamente e já estão aproveitando as maravilhas das praias de Florianópolis, antes mesmo do Natal.

Continua depois da publicidade

Na praia dos Ingleses, a aposentada Anelice Todescatt, de 60 anos, passava o bronzeador na pele para se proteger do sol na manhã deste sábado (23). Ela, que é de Erechim (RS), veio com mais cinco familiares – uma delas, a irmã Cléo, nascida também no RS, mas atualmente moradora do Rio de Janeiro.

– O que atrai aqui é a natureza, o clima que é ótimo. A gente se sente bem, e o povo é tranquilo – citou Anelice, que, mesmo com as informações sobre o aumento da violência na cidade, não pensou duas vezes em vir novamente para a capital catarinense.

O bancário Robson Marques, de 58 anos, chegou em Florianópolis com a esposa e o filho no começo da madrugada de sábado, sem pegar trânsito pesado na BR-101. Gaúcho de Porto Alegre, ele companhou as informações sobre a diminuição da faixa de areia nos Ingleses devido à ressaca.

– Florianópolis é premiada pela natureza com praias lindíssimas, mas pelo que eu ouvi das notícias, a ação do homem está causando este fenômeno – lamentou Robson, que vai passar a virada de ano na praia de Torres (segundo ele, a única do Rio Grande do Sul que “faz sombra” aos balneários catarinenses).

Continua depois da publicidade

Também no Norte da Ilha, Canasvieiras é um conhecido reduto de argentinos. Porém, vários gaúchos já estavam aproveitando o banho de mar nessa praia, sem deixar de lado o chimarrão. Tania Rigo nasceu em Passo Fundo (RS), mora em Chapecó há dez anos, mas veraneia em Floripa antes mesmo de se mudar para Santa Catarina.

Ela já tem um grupo de amigos só com pessoas, que começou com as conversas na areia da praia.

– São amigos da Argentina, de São Paulo e do Rio Grande do Sul. A gente passa Natal e Ano Novo juntos em Canasvieiras – revela Tania, enquanto um de seus parentes segurava uma cuia com o símbolo da Chapecoense.

O casal Diogo e Camila decidiu passar cinco dias em Floripa. Eles saíram de São Marcos, na serra gaúcha, em direção ao litoral de SC. Sem parentes na capital catarinense, vão ainda assim aproveitar o Natal em terras manezinhas. Depois, voltam para casa para passar o Ano Novo com a família – ano passado, eles fizeram o contrário.

– Aqui é muito bom, a água é muito calma – elogia a jovem Camila, sentada embaixo de um guarda-sol na praia de Canasvieiras.

Continua depois da publicidade

Aliás, por coincidência, boa parte dos entrevistados relataram que vão comemorar o Natal em Floripa e o Ano Novo em outra cidade.

– Lindo, né, tchê? Lindo mesmo – diz Mauro, natural de Caxias do Sul (RS), em bom “gauchês” encantado com sua primeira visita a Florianópolis, depois de já ter conhecido Garopaba.

Ouça a reportagem de Leandro Lessa: