O festival Floripa Tap chega à 13ª edição em 2024, com uma programação gratuita. A edição terá início no feriadão de Corpus Christi, do dia 29 de maio ao dia 2 de junho. Serão vários palcos abertos, incluindo a estrutura que será montada pela primeira vez na avenida Beira-mar Norte, que deve abrigar espetáculos, shows e uma Mostra de Dança com performances solos, de duos, trios e grupos de todo o Brasil. O evento também está com inscrições abertas para 60 cursos e oficinas que contemplam várias modalidades de dança.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Florianópolis e região pelo WhatsApp
Além da Beira-mar Norte, as apresentações gratuitas acontecerão no Teatro Ademir Rosa, no Centro Integrado de Cultura (CIC) e na casa Bugio Trindade.
O CIC será sede do principal espetáculo do festival, a Noite de Gala, que acontece no dia 1º de junho, às 20h30. Esta é a única programação com ingressos à venda, com desconto pelo Clube NSC. A noite irá reunir apresentações solo e em grupo dos artistas internacionais e nacionais de destaque no evento, além de grupos selecionados de todo o País.
Três artistas internacionais estão entre os nomes que se destacam nesta edição: as sapateadoras norte-americanas Maud Arnold e Star Dixon e o sapateador suíço Daniel Borak. Entre os artistas brasileiros, ganha destaque no Floripa Tap a própria fundadora do festival, Marina Coura.
Continua depois da publicidade
Esta edição conta ainda com a sapateadora Ana Gori, que dirige o primeiro grupo de sapateado brasileiro 100% formado por artistas negros, o Black’s On Tap. Além dela, os professores de house dance Hugo Campos e Vivian Shimizu, o bailarino e coreógrafo Rubens Oliveira, a coréografa e professora catarinense Bia Mattar e Yasmin Bogo, professora de sapateado na Garagem da Dança.
Oficinas oferecem aulas com expoentes da dança
Neste ano, serão ofertados 60 cursos e oficinas na Garagem da Dança e no Centro Cultural Veras, no Bairro Córrego Grande. Durante os quatro dias de evento, as aulas, pagas ou gratuitas, contemplarão várias modalidades de dança. Aulas especiais, como a de afrofunk na praia com Maud Arnold e de house dance com Vivian Shimizu e Hugo Campos também estão na programação.
Além da dança, haverá também cursos de iluminação cênica e teoria musical aplicada ao sapateado.
Marina Coura, fundadora do festival, irá ministrar duas oficinas de sapateado gratuitas para pessoas surdas e ouvintes, nas quais o ritmo é marcado pelo som de tambores.
Confira fotos da última edição, Floripa Tap 2023
Continua depois da publicidade
Veja os destaques da programação gratuita
Palco Beira-mar Norte
- Mostra de Dança
30 de maio (quinta-feira), às 20h - Espetáculo “O Som Lá de Casa”, com a companhia Based in BXD
31 de maio (sexta-feira), às 19h30 - Show “Minha Prece Ecoa”, com da cantora Dandara Manoela
31 de maio (sexta-feira), às 20h30
Teatro do CIC
- Apresentação Repertório e Residências
2 de junho (domingo), às 19h - Espetáculo “Se não Agora, quando?”, da Cia Trupe Toe
2 de junho (domingo), às 20h - Espetáculo “Yebo Musical”, com a companhia Gumboot Dance Brasil
2 de junho (domingo), às 21h
Bugio Trindade
- Duelo de sapateadores
29 de maio (quarta-feira), às 19h - Jam Session com sapateado
29 de maio (quarta-feira), às 21h
Leia mais
Quem é a modelo argentina de 60 anos que venceu o Miss Buenos Aires
VÍDEO: Casal de SC usa escavadeira para fazer chá revelação de bebê
FOTOS: Palácio de Buckingham abre área inédita ao público após 170 anos