Para evitar multas, os moradores do bairro Ponta das Canas em Florianópolis podem agendar uma vistoria do programa Se Liga na Rede. Com a inspeção, poderão regularizar as ligações de esgoto de seus imóveis após as orientações da equipe do programa.
Continua depois da publicidade
– É muito importante que os moradores aproveitem essa última oportunidade porque em breve o programa vai sair do bairro. Os moradores que não efetuaram a sua inspeção, vão ser intimados pelos órgãos de fiscalização para constatar a sua regularidade da sua ligação de esgoto – afirmou a engenheira sanitarista Thauana Mendes Vieira.
Ouça entrevista:
A equipe ficará em Ponta das Canas até o fim de agosto. Desde outubro de 2019, centenas de imóveis do bairro já foram inspecionados pelo programa e estão regularizados. Para agendar a vistoria gratuita, basta enviar mensagem de WhatsApp para (48) 98821-6499.
– Temos muitos casos de esgoto jogado na pluvial, que é, inclusive, crime ambiental. Isso vai gerar uma multa. Nós podemos também realizar lacres na tubulação desse imóvel. Irregularidades menores que podem também gerar multa, como a caixa de gordura, que é a principal irregularidade que nós encontramos. Multas podem chegar a R$ 5 mil – explicou Thauana.
Continua depois da publicidade
Entre os imóveis com irregularidades estão casas, comércios e condomínios que receberam até três comunicados solicitando o contato com a equipe do Floripa Se Liga Na Rede.
Há ainda o caso dos que passaram pela inspeção, mas descumpriram os prazos para adequação. Assim que for concluída, devem entrar em contato novamente para que o programa para comprovar a regularidade do imóvel.
O Floripa Se Liga Na Rede oferece uma consultoria técnica e gratuita que analisa se o esgoto do imóvel está ligado de forma correta ou não à rede coletora.
O programa já passou por diversos bairros da capital. A equipe atende a regiões específicas da cidade por vez, sempre onde há rede coletora. Atualmente, o programa da prefeitura e da Casan está em Ponta das Canas, Centro, Lagoa da Conceição e Coqueiros.
Continua depois da publicidade