Desde o início da semana, Florianópolis nada, pedala e corre. Após 11 anos como sede do maior triatlo da América Latina, a Capital catarinense respira o Ironman Brasil. A etapa brasileira do circuito mundial desafia dois mil “homens e mulheres de aço” e gera uma receita financeira de fazer inveja a datas festivas como o Natal e o Carnaval.
Continua depois da publicidade
É impossível não perceber o movimento de ciclistas e corredores na Avenida dos Búzios, a principal de Jurerê Internacional no Norte da Ilha. De um lado para outro, os triatletas aproveitam as últimas horas para movimentar a musculatura, enquanto o ponteiro do relógio não aponta para as 7h de domingo, horário da largada para os 3,8 km de natação, a primeira das três etapas da prova.
Os hotéis da região são os primeiros estabelecimentos a sentir o impacto positivo do Ironman. Três deles (Il Campanário e Beach Village, em Jurerê, e Lexus, em Canasvieiras) estão com taxa de ocupação de 100% até segunda-feira, dia 28. Acompanhados de familiares, entre crianças e adultos, os triatletas ainda desembarcam com suas bicicletas ultramodernas e todo aparato necessário para enfrentar mais de oito horas de desafio.
No Il Campanário, a Opala Tur montou uma estrutura para recepcionar 1,3 mil clientes que adquiriram pacotes de três a 14 dias para acompanhar ou participar do evento. A operadora é a representante no Brasil da Endurance Sports Travel, a agência de viagens dos triatletas estrangeiros. De acordo com Maria Lucia Opala, 70% dos clientes são brasileiros e 30% são estrangeiros. A estrutrura garante atendimento personalizado em um escritório próprio instalado dentro do hotel, além de mecânicos para montagem de bicicleta, massoterapia, quiropraxia, transporte e até city tour.
Continua depois da publicidade
– A maioria dos pacotes vendidos para os brasileiros são de três dias, mas os estrangeiros geralmente aproveitam a viagem para ficar mais alguns dias. Por isso eu acredito que é o evento que mais traz retorno para a cidade – relata Maria Lucia.
De acordo com os organizadores do Ironman, a edição 2012 da prova deve garantir uma injeção na economia da ordem de R$ 13 milhões, incluindo hospedagem, alimentação e gastos básicos diários. Nos quatro dias do evento está prevista a circulação de 25 mil pessoas, entre atletas, familiares, promotores e patrocinadores que permanecem oito dias, em média, na Capital.